Carne de primeira ou carne de segunda? Qual a melhor para moer?

A carne moída é um tipo de alimento versátil, nutritivo e saboroso, além de ser de fácil e simples preparo

Carne de primeira ou carne de segunda? Qual a melhor para moer?

A carne moída é um tipo de alimento versátil, nutritivo e saboroso, além de ser de fácil e simples preparo. Sem falar que é uma forma econômica de adicionar proteína animal à dieta. Tanto a carne de primeira como carne de segunda são perfeitas para moer, mas é preciso tomar cuidado com o teor excessivo de gordura.

Em alguns supermercados a carne moída já vem embalada, pronta para o preparo. Nesse caso, é preciso cuidado para não levar um produto de qualidade inferior. Já em alguns açougues, a máquina de moer não é devidamente higienizada e retém o sebo de outras carnes, o que compromete seriamente a qualidade do produto.

Sendo assim, evite comprar carne moída embalada. De preferência, moa a carne em casa em um multiprocessador ou moedor elétrico. Com isso, você garante um alimento saudável e fresco para a família. No mercado, há moedores de carne com preços bastante acessíveis, que vão de R$ 190 a R$ 270. Vale a pena investir nesse equipamento!

Em relação à escolha da carne, em geral, a carne de primeira apresenta menor teor de gordura, como patinho. Entretanto, há outros cortes igualmente perfeitos para moer, como lagarto, coxão mole e coxão duro. A desvantagem é o preço, que pesa no bolso. Se você quer economizar, prefira a carne de segunda, como acém. Mas peça para tirar a gordura!

Bem, se você acabou de comprar a carne ideal para moer, que tal aproveitar e aprender a fazer hambúrguer caseiro?

Hambúrguer caseiro recheado com queijo e coberto com bacon


Ingredientes:

->1 kg de carne moída (patinho ou acém);
->Manjericão picadinho (a gosto);
->Pimenta-do-reino (a gosto);
->5 dentes de alho amassados;
->2 cebolas roxas picadinhas;
->10 fatias de queijo prato;
->10 fatias de bacon;
->2 ovos inteiros;
->Sal (a gosto).

Modo de preparo:


Após moer a carne, tempere com alho, cebola roxa, manjericão, pimenta-do-reino e sal. Adicione os ovos e amasse bem com as mãos. Pegue uma porção da carne e espalhe na palma da mão. Por cima, coloque o queijo prato e cubra com outra porção da carne. Faça o formato de hambúrguer e enrole com a fatia de bacon. Congele os hambúrgueres separadamente em saquinhos.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Indústria da Carne.

Leia o artigo "Dicas fáceis para moer carne de frango".

Fonte: amandocozinhar.com (com adaptações)

 

Andréa Oliveira 16-02-2019 Processamento de Carne

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.