Agricultura sustentável garante maior eficiência hídrica

Agricultura sustentável garante maior eficiência hídrica. A irrigação deve ser conduzida, de maneira eficiente, com técnicas que possibilitem aplicar a água na quantidade necessária para suprir as exigências das plantas.

A eficiência hídrica na agricultura evita o desperdício de água e garante ao produtor maior economia

Agricultura sustentável garante maior eficiência hídrica no setor

A agricultura sustentável garante maior eficiência hídrica. O desperdício de água em áreas irrigáveis deve ser evitado ao máximo. "A irrigação deve ser conduzida, de maneira eficiente, com técnicas que possibilitem aplicar a água no momento certo e na quantidade necessária para suprir as exigências das plantas", afirmam Márcio Mota Ramos e Rubens Alves de Oliveira, professores do Curso a Distância CPT Manejo de Irrigação - Quando e Quanto Irrigar em Livro+DVD e Online.

Segundo Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água (Water World Council), a irrigação deve ser utilizada quando necessária. Para isso, o agricultor deve associar as tecnologias de previsão de tempo às atividades operacionais dos sistemas de irrigação. Dessa forma, é possível garantir o uso racional da água. Afinal, "70% do uso da água no mundo ocorre na agricultura", completa Braga.

Além da importância do uso da água, com consciência ambiental, é preciso preservar o campo para garantir a qualidade de vida na cidade. "O meio rural pode viver sem a cidade, mas a cidade não pode viver sem o meio rural", ressalta Rodrigo Rollemberg, governador do Distrito Federal. Embora a agricultura consuma grande volume de água, é possível criar condições que resultem em sua conservação.

"Protegidas por lei, as nascentes devem ser monitoradas, continuamente, para impedir impactos negativos do homem onde elas se encontram. Em hipótese alguma, é permitido retirar espécies de plantas do local, muito menos desmatar para fazer pastagens", afirma Paulo Sant'Anna e Castro, professor do Curso a Distância CPT Recuperação e Conservação de Nascentes em Livro+DVD e Online.

Além da revitalização das nascentes e dos mananciais, não podemos nos esquecer dos sistemas agroflorestais e do plantio direto. Ambos se alicerçam na produção sustentável e no uso consciente e responsável da água. É importante destacar que cidades, em todo o território nacional, têm sofrido com a falta de água nos últimos anos. Inclusive, a crise hídrica levou as áreas urbanas do DF ao racionamento de água.

Fonte: revistagloborural.globo.com

Andréa Oliveira 07-05-2018 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.