Saiba por que o leite é importante na dieta de adultos

Saiba por que o leite é importante na dieta de adultos. É de fundamental importância que os adultos consumam leite e derivados - em especial, mulheres em menopausa ou grávidas.

Em relação à dieta das crianças, já foi comprovado que o leite contém nutrientes essenciais ao bom desenvolvimento dos pequeninos, mas e quanto aos adultos?

Saiba por que o leite é importante na dieta de adultos

Muita polêmica gira em torno do leite e seu consumo por adultos. Alguns afirmam que somente as crianças necessitam desse alimento, outros concordam que todos devem consumi-lo - independentemente de ser criança ou não. Mas afinal, o leite é ou não fundamental para a saúde humana? Em relação à dieta das crianças, já foi comprovado que o leite contém nutrientes essenciais ao bom desenvolvimento dos pequeninos. E quanto aos adultos?

A seguir, mostraremos a você vários motivos para manter o leite e seus derivados em sua dieta alimentar. Que tal conhecermos os principais?

Fornecimento de nutrientes essenciais ao organismo

O leite e demais laticínios, como iogurte, coalhada e queijo, são ricos em cálcio - mineral responsável por equilibrar os processos intracelulares, além de proporcionar a saúde óssea do corpo humano. Portanto, é de fundamental importância que os adultos consumam leite e derivados - em especial, mulheres em menopausa ou grávidas.

Os lácteos são fontes de proteína com alto valor biológico - ricos em aminoácidos essenciais. As caseínas presentes nas proteínas do leite são bastante estáveis (não sofrem ação do calor). Já as proteínas do soro (equivalem a 20% das proteínas lácteas) auxiliam na síntese de proteínas sanguíneas e teciduais.

Complemento de uma alimentação balanceada

O leite deve complementar a dieta dos adultos - como parte de uma alimentação rica e balanceada, mas no nível de calorias benéfico ao organismo. A boa saúde do indivíduo vem de uma dieta com diversidade de alimentos - em quantidade e qualidade adequadas. Ou seja, as pessoas devem se alimentar sem restringir determinados alimentos da dieta (contanto que sejam nutritivos - ricos em vitaminas e minerais).

"A alimentação saudável e balanceada deve conter alimentos variados e nutritivos - em quantidade moderada, para garantir a boa manutenção e a absorção dos nutrientes no organismo humano", afirma Cephora Maria Sabarense, professora especialista do Curso CPT Alimentação Saudável.

Capacidade evolutiva de digestão da lactase

O homem evoluiu na cadeia alimentar para acompanhar as mudanças do meio. Quando passou a criar animais (desenvolvimento da pecuária) para produção de carne e leite, ele começou a acrescentar novos alimentos à sua dieta, inclusive o leite.

Segundo os geneticistas da Universidade de Maryland (EUA), o ser humano adaptou-se para que pudesse digerir a lactase - enzima que quebra a lactose (graças à evolução genética da espécie).

Importância do leite na dieta em âmbito mundial

Em países como Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, alguns nutricionistas e especialistas da área concordam com a introdução do leite e seus derivados na dieta humana. A maioria dos guias alimentares indicam o iogurte e a coalhada como lanches intermediários.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista Laticínios.

Andréa Oliveira 23-06-2016 Laticínios

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.