Quer melhorar a qualidade do leite da fazenda? Confira as dicas

Além do conforto e bem-estar animal, o pecuarista leiteiro deve investir na boa nutrição do rebanho

Quer melhorar a qualidade do leite da fazenda? Confira as dicas

São vários os aspectos que determinam a melhora da qualidade do leite da fazenda. Além do conforto e bem-estar animal, o pecuarista leiteiro deve investir na boa nutrição do rebanho. Sem falar na capacitação profissional dos responsáveis pelo manejo dos animais. Não podemos nos esquecer do melhoramento genético dos bovinos, que torna as vacas leiteiras notáveis produtoras de leite com alto padrão quantitativo e qualitativo.

Capacitação profissional


A capacitação profissional da equipe que trabalha na fazenda é de suma importância para se alcançar ótimos resultados. Graças ao treinamento profissional, cada funcionário desempenhará suas funções com excelência. Com a qualificação profissional, as atividades serão executadas de tal forma que a produtividade e rentabilidade da fazenda pecuária aumentarão significativamente.

Melhoramento genético


A produção de leite em quantidade e qualidade ideais pode ser determinada pelo melhoramento genético. Isso porque nos cruzamentos entre touros e vacas são selecionados os melhores atributos a serem transmitidos de uma geração para outra. A produção de leite com menor taxa de CCS ou maior índice de sólidos totais vem da hereditariedade desses bovinos melhorados.

Conforto e bem-estar animal


O conforto e o bem-estar animal trazem uma série de benefícios ao pecuarista. Quando as vacas são criadas e manejadas em alojamentos limpos, desinfetados e confortáveis, sua produção melhora de forma surpreendente. O calor excessivo, por exemplo, impacta negativamente na produção leiteira. Por isso, é importante investir em equipamentos que impeçam o estresse térmico, que causa alterações hormonais nas vacas e prejudica a produção de leite de qualidade.

Sanidade 


A sanidade promove o conforto e bem-estar das vacas. Por isso, devem ser adotados programas sanitários que reduzam o risco de contaminações. Práticas simples, como higienização e desinfecção da sala de ordenha e da cama das vacas, garantem que as vacas se mantenham saudáveis e produzam mais leite de qualidade.

Nutrição


A boa nutrição do rebanho leiteiro impacta diretamente na constituição do leite, pois melhora o potencial genético das vacas para a produção de leite. Sem falar que, para produzir leite com os padrões nutricionais ideais, a vaca deve receber uma dieta rica em vitaminas, minerais proteínas e energia. O pecuarista deve contar com um profissional especializado em formulação de dietas para que as vacas se mantenham bem nutridas.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite:

Conforto Animal para Maior Produção de Leite

Controle de Mastite (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT) do Leite - De Acordo com a IN 77

Como Implementar o Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite para Atender à IN 77

Fonte: milkpoint.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 29-09-2021 Laticínios

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Segredos para a Prevenção de Mastite e Produção de Leite de Qualidade

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.