Leite sem lactose? Saiba como é feito

Leite sem lactose? Saiba como é feito. Na verdade, a lactose permanece no leite, mas é transformada em um componente que não causa problemas à saúde de pessoas intolerantes à lactose.

A lactose permanece no leite, mas é transformada em um componente que não causa problemas à saúde de pessoas intolerantes à lactose

A lactose é um dissacarídeo presente no leite

A lactose é um dissacarídeo presente no leite, composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose. Em outras palavras, lactose é açúcar. Quando alguém possui intolerância à lactose, só pode consumir alimentos isentos desse elemento, caso contrário sua ingestão pode causar alguns males ao organismo, como diarreia, vômito, entre outros. Por isso, foi desenvolvido um tipo de leite sem lactose. Mas será que realmente a lactose é retirada do leite?

Segundo Luiz Carlos Gonçalves Costa Júnior, pesquisador do ILCT - Instituto de Laticínios Cândido Tostes, a lactose permanece no leite, mas é transformada em um componente que não causa problemas à saúde de pessoas intolerantes à lactose. Basta adicionar beta-D-galactosidase (lactase) ao leite, responsável pela quebra da lactose em glicose e galactose.

Como pessoas com intolerância possuem deficiência ou ausência de lactase no organismo, a indústria adiciona essa enzima no leite. Dessa forma, ocorre a quebra da lactose em glicose e galactose, para que o intestino delgado possa absorvê-las facilmente.

O processo pode ser feito de outras formas, mas o que adiciona lactase no leite apresenta menores custos para a indústria. Além disso, esse método não altera as propriedades do leite, nem retira seus nutrientes. As vitaminas essenciais e os aminoácidos continuam no leite, assim como a gordura.

Mesmo sendo um método mais barato, a produção torna-se mais cara e o produto final ganha maior valor no mercado (em relação ao leite comum). Isso vale para demais laticínios sem lactose.

Por que o leite sem lactose é mais doce?

Se compararmos o leite convencional com o leite sem lactose, este último parece muito mais doce que o anterior. Isso ocorre porque a lactose (açúcar) é quebrada em partes menores (glicose e galactose), o que não acontece no leite convencional - as moléculas de lactose continuam inteiras.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Canal Rural.

Andréa Oliveira 09-03-2016 Laticínios

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.