Manteiga é um dos derivados do leite mais consumidos no Brasil

Aprenda, também, a fazer coalhada e requeijão em barra

Produção de Manteiga, Coalhada e Requeijão em Barra

A manteiga é um dos produtos lácteos mais utilizados e consumidos no Brasil, encontrada praticamente em qualquer mercearia de todas as regiões do país. É formada batendo-se o creme que é obtido pelo desnatamento do leite. Seu uso é bastante diversificado, seja no café da manhã, para ser passada no pão fresquinho, como ingrediente indispensável em bolos e tortas ou até para dourar os condimentos na culinária.

É bastante vantajoso para os laticínios padronizarem o leite a ser utilizado para os diversos produtos fabricados. Com a matéria gorda obtida, são feitos diversos produtos, como a manteiga, coalhada e requeijão, que possibilitam o aumento da renda do laticínio.

Os equipamentos indispensáveis para a produção de manteiga são a desnatadeira, a batedeira e uma pasteurizadora. A desnatadeira, normalmente, é acoplada ao pasteurizador de placas, um equipamento essencial para qualquer laticínio. A batedeira é constituída de um cilindro colocado na posição horizontal, dotada de uma abertura na parte central para a entrada de creme e a saída da manteiga.

De acordo com a professora Célia Lúcia Ferreira, coordenadora técnica do curso Produção de Manteiga, Coalhada e Requeijão em Barra, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "os ingredientes necessários para a fabricação da manteiga são: creme retirado da matéria gorda do leite, fermento lático opcional, sal e água para a lavagem".

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

O curso também apresenta as técnicas de produção de outros produtos, como a coalhada, que é o resultado da ação de fermentos láticos selecionados - ou por bactérias láticas mesófilas - sobre o leite pasteurizado ou esterilizado. E o processo de fabricação do requeijão, que é um tipo de queijo fundido, obtido a partir da fusão de uma massa de coalhada dessorada e lavada. Tal massa é proveniente da coagulação ácida ou enzimática do leite, com acréscimo de creme de leite, manteiga ou gordura anidra de leite.

http://www.youtube.com/watch?v=VoPlABniZKg

Administrador 12-07-2011 Laticínios

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.