7 tipos de queijo mais consumidos no Brasil

No Brasil, há diversos tipos de queijo, com diferentes estilos, sabores, aromas e texturas, graças aos tratamentos de transformação

7 tipos de queijo mais consumidos no Brasil

“No Brasil, há diversos tipos de queijo, com diferentes estilos, sabores, aromas e texturas, resultantes do acréscimo de diferentes teores de gordura, do emprego de algumas espécies de bactérias, do tempo de maturação e de outros tratamentos de transformação. Eles podem ser consumidos puros ou como ingredientes em receitas”, afirma Célia Lúcia de Luces Fortes Ferreira, professora do Curso CPT Produção de Queijo Minas Padrão, Prato e Provolone.

Coalho


O queijo de coalho vem do sertão nordestino. Na sua fabricação, a massa passa pela etapa de coagulação, com o uso de coalho. Quando se torna uma coalhada, essa massa é cortada, coada, prensada e salgada. Como resiste ao calor, é um dos queijos preferidos para churrascos, pois pode ser assado sem derreter por completo.

Cottage


Com sabor suave e ligeiramente ácido, o queijo cottage é proveniente da Grã-Bretanha. Além de leve, seus grânulos apresentam textura macia, o que o torna um queijo saboroso e saudável. Na verdade, o cottage é recomendado para pessoas com dietas mais restritivas, pois apresenta baixas calorias, além de possuir caseína, o que proporciona maior sensação de saciedade.

Minas padrão


Típico de Minas Gerais, o queijo minas padrão passa 20 dias embalado na sala de maturação. Isso faz com que suas enzimas quebrem as proteínas e as gorduras em pequenas moléculas. Como resultado, surge um queijo com aroma e maciez característicos, o que agrada até mesmo os mais exigentes paladares.

Minas frescal


Também mineiro, o queijo minas frescal é leve e suave. A coagulação, o corte e a salga são as principais etapas de fabricação desse tipo de queijo. Como é fresco, seu prazo de validade é menor, com durabilidade de aproximadamente 24 dias na geladeira. Normalmente, é consumido com doces, como goiabada, ou puro.

Muçarela


O queijo muçarela é originário da Itália e apresenta sabor típico e textura macia. Sua massa passa por derretimento e estiramento até que sua estrutura seja modificada. Por esse motivo, ao ser submetido ao calor, ele derrete, o que lhe confere uma característica elástica. Trata-se de um queijo preferido para uso em pizzas.

Prato


Imigrantes dinamarqueses criaram o queijo prato quando chegaram ao Brasil. Sua cor é alaranjada graças à adição de urucum à massa. Suave e levemente adocicado, esse queijo é produzido com a lavagem da massa em água quente, o que reduz a lactose e mantém o sabor frutado por mais tempo.

Provolone


O queijo provolone é de origem italiana. Ele é submetido ao processo de defumação, em câmaras especiais, antes de passar pela etapa de maturação por dois meses. Ao longo desse período, ele é acondicionado em ambiente com umidade e temperatura controladas. Versátil, esse queijo pode ser gratinado e empanado, além e ser consumido puro ou em molhos.

Conheça os Cursos CPT da Área Laticínios:

Curso CPT Produção de Queijo Minas Padrão, Prato e Provolone.

Produção de Queijos Minas Frescal, Muçarela e Gouda

Produção de Queijo do Reino, Cottage, Coalho e Ricota

Fonte: Casa & Jardim

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 27-04-2021 Laticínios

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.