Receitas de Natal - doce de figo em calda

Receitas de Natal - doce de figo em calda. O Natal fica muito mais saboroso com o doce de figo em calda, preparado em casa, com todo o carinho, para a Ceia Natalina.

O Natal fica muito mais saboroso com o doce de figo em calda, preparado em casa, com todo o carinho, para a Ceia Natalina

Receitas de Natal - doce de figo em calda

Uma fruta bastante apreciada no Natal é o figo. Especialmente em compotas, geleias, ou ainda como acompanhamento de pratos salgados. Trata-se de um fruto carnoso e suculento, piriforme, com coloração verde-amarelada ou roxa, com minúsculas sementes em sua polpa. Quem o produz é uma árvore conhecida como figueiro, originária do Continente Asiático, que também aparece em algumas regiões próximas à Bacia do Mediterrâneo. Com a expansão marítima, disseminou-se pelo mundo, inclusive o Brasil, conquistando o paladar dos brasileiros.

Nós adoramos o doce de figo em calda, que passou a ser uma tradição no Natal.  Pensando nesse momento tão especial, escolhemos uma receita simples e prática, para agradar todos os gostos e encantar familiares e amigos. Vamos ao preparo?

Ingredientes:

-> 3 kg de figo lavado e descascado;-> 1 ½ kg de açúcar demerara;-> 15 cravos-da-índia;-> 16 litros de água.

Modo de Preparo:

Como a casca do figo é fina, cuidado ao descascar a fruta para não desperdiçar a polpa. Com todos os figos descascados, faça um corte em cruz na ponta de cada um (1 cm de profundidade). Em um tacho grande, coloque os figos com 4 litros de água e deixe ferver por 10 a 15 minutos. Escorra o caldo e ferva as frutas com mais 4 litros de água (10 a 15 minutos).

Escorra novamente o caldo e repita o processo, para retirar o amargor do leite de figo. Após a terceira etapa de fervura, escorra os figos, acrescente os 4 litros de água restantes, o açúcar demerara e os cravos. Em fogo baixo, deixe o doce ferver por cerca de 4 a 5 horas no tacho. Misture para que o açúcar seja bem distribuído pelas frutas.

Quando o doce estiver no ponto, desligue o fogo e deixe descansar por 24 horas. É importante que o doce de figo em calda seja preparado na véspera da Ceia de Natal.  Isso porque, no dia seguinte, ele precisa novamente ir ao fogo (cerca de 2 a 3 horas). Deixe esfriar. Sirva o figo em calda com creme de leite, chantilly ou queijo de minas frescal.

Fontes: Revista Globo Rural, O Poder das Frutas e Wikipédia.

Conheça o Curso a Distância CPT Como Produzir Doces em Calda e Compotas, disponível - elaborado por Maria da Graça Lima Bragança, coordenadora técnica do Projeto Bem-Estar Social do Departamento Técnico da EMATER-MG.

Andréa Oliveira 23-12-2016 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.