Receita de Bacalhoada Portuguesa para a Páscoa

Receita de Bacalhoada Portuguesa para a Páscoa. Como o bacalhau era considerado uma carne “fria”, os comerciantes a vendiam no período do jejum cristão, chamado Quaresma.

Faça a deliciosa Receita de Bacalhoada Portuguesa para a Páscoa e encante familiares e amigos

Receita de Bacalhoada Portuguesa para a PáscoaVocê sabia que o bacalhau já foi um produto barato? E que os brasileiros serviam regularmente essa deliciosa iguaria às sextas-feiras e nas festas familiares? Pois bem, somente após a II Guerra Mundial o bacalhau ficou mais caro, devido à falta de alimentos nos países europeus. A partir daí o seu consumo tornou-se restrito às classes mais abastadas da sociedade. Hoje, ele é servido, tradicionalmente, no Natal e na Páscoa.

O costume se originou na Idade Média, quando a Igreja Católica impunha aos cristãos a prática do jejum e da abstinência às carnes "quentes", principalmente as vermelhas. Como o bacalhau era considerado uma carne "fria", os comerciantes a vendiam no período do jejum cristão, chamado Quaresma. Sendo nossos colonizadores portugueses católicos fervorosos, a tradição passou para a nossa cultura.

Receita de Bacalhoada Portuguesa para a Páscoa

Ingredientes:

->2 kg de bacalhau em pedaços médios (dessalgado);->2 kg de batatas médias cortadas em rodelas grossas;->12 folhas de couve cortadas em tiras grossas;->6 tomates cortados em rodelas;->4 cebolas cortadas em rodelas;->6 dentes de alho amassados;->3 ovos cozidos cortados na vertical;->Azeitonas pretas sem caroço (a gosto);->Azeite de oliva extravirgem (a gosto);->Pimenta-do-reino (a gosto);->Cheiro verde (a gosto);->Sal (a gosto).

Modo de preparo:

Siga o processo de dessalga do bacalhau, como de costume. Elimine os espinhos, mas não desfie a carne, deixe em pedaços médios. Reserve. Cozinhe as batatas até que fiquem al dente. Reserve. Refogue rapidamente as tiras de couve no alho e no azeite. Reserve.

Unte um refratário grande com azeite. E faça camadas da seguinte forma: rodelas de tomate, rodelas de cebola, rodelas de batata, pedaços de bacalhau, tiras de couve, azeitonas e cheiro verde. Acerte o sal e polvilhe pimenta-do-reino.

Faça mais uma camada (nessa ordem) e finalize com os ovos cozidos cortados na vertical. Regue com azeite e leve para assar, em forno baixo, a 150°C, por cerca de 60 minutos. É importante que os ingredientes fiquem al dente. Sirva com arroz branco.

Saboreie com familiares e amigos. Feliz Páscoa!

Fontes: portalsaofrancisco.com.br; saboresajinomoto.com.br (com adaptações)

Conheça o Curso a Distância CPT Cozinha Internacional - Parte 1, em Livro+DVD e Online.

Andréa Oliveira 29-03-2018 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.