Higienização é dividida em duas etapas, limpeza e sanificação

Um programa de higiene bem planejado e executado pode representar lucros para a empresa

Curso de higienização na indústria de alimentos

A prática da higiene que começa nos campos de culturas e nos estábulos não deve terminar até que os alimentos sejam servidos aos consumidores nos restaurantes, bares, lanchonetes ou casas.

O controle de qualidade é a soma de diversos fatores, como a seleção da matéria prima, manuseio cuidadoso, processamento correto, embalagem adequada e atrativa, distribuição e comercialização eficientes, com a máxima higiene em todo o processo.

A pesquisadora Cláudia Lúcia de Oliveira Pinto, coordenadora técnica do curso Higienização na Indústria de Alimentos, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, explica que, "um programa de higiene bem planejado e executado pode representar benefícios para a empresa. Ao evitar as possíveis contaminações de natureza física, química e microbiológica na cadeia produtiva, certamente se obterá a melhoria de qualidade dos produtos e consequente aumento da vida de prateleira. E como sabemos, aumentar o prazo de validade dos produtos alimentícios significa aumento dos lucros da empresa".

Ainda segundo a professora Cláudia "o produtor deve ter em mente os prejuízos causados em decorrência das devoluções e/ou depreciações do produto no mercado. Portanto, é fundamental o emprego de métodos de higienização adequados para cada tipo de situação".

A higienização é dividida em duas etapas bem definidas, a limpeza e a sanificação. A limpeza deve ser efetuada imediatamente após o uso dos equipamentos e consiste na remoção de resíduos orgânicos e minerais aderidos a superfícies. Esses resíduos alimentares são representados pelas gorduras, proteínas, açúcares e sais minerais provenientes de alimentos como carne, leite e outros. Os resíduos minerais podem também ser originados da água industrial e das soluções de limpeza.

Já a sanificação tem como objetivo eliminar microrganismos patogênicos e reduzir o número daqueles alteradores de alimentos a níveis considerados seguros.

http://www.youtube.com/watch?v=ZgOqx7TlBgc

Administrador 02-06-2010 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.