Gosta de vinho? Aprenda a fazer a bebida em casa!

Vários tipos de uvas são utilizados para fazer vinho em casa, como a bordô, a niágara e a isabel

Gosta de vinho? Aprenda a fazer a bebida em casa!

Antigamente, o vinho era produzido com o auxílio de prensas de madeira, responsáveis por esmagar as uvas. Há casos em que os próprios produtores esmagavam as uvas com os pés. Atualmente, a produção de vinho não é mais a mesma, ela exige maiores cuidados com as etapas e as práticas de higiene. Dessa forma, tanto industrial como artesanalmente, produz-se uma bebida com mais qualidade. E você, gosta de vinho? Aprenda a fazer a bebida em casa!

Escolha das uvas


Vários tipos de uvas são utilizados para fazer vinho em casa, como a bordô, a niágara e a isabel. Entretanto, para os iniciantes em fabricação caseira, a uva mais recomendada é a isabel devido à sua rusticidade e versatilidade. O vinho produzido por ela pode ser condicionado conforme os objetivos do produtor, mas em geral a bebida resultante é mais frutada.

Já quem prefere a uva niágara busca quantidade, pois apenas um quilo dessa uva produz 750 mililitros de vinho. Quanto à uva bordô, ela é mais indicada para produtores, que buscam um vinho com sabor e aroma mais intensos.

Preparo das uvas


Para preparar as uvas, devem ser pesados mil gramas da fruta madura, lavadas em água corrente e deixadas de molho, em água e vinagre branco, por duas horas. O processo elimina todos os microrganismos presentes nas uvas. Após esse tempo, elas devem ser lavadas novamente em água corrente. Depois, elas devem ser submetidas à secagem. Para obter o mosto, a polpa das uvas deve ser esmagada até surgir um líquido denso e viscoso.

Fermentação


A fermentação pode ser acelerada com a adição de Saccharomyces cerevitiae, microrganismo utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas. Além de fermentar o mosto e lhe fornecer o teor alcoólico, essa levedura mantém o sabor natural da uva. Mas cuidado! Devem ser adicionados apenas 20 gramas do produto para cada litro de mosto. Com exceção do vinho branco, as cascas das uvas podem ser mantidas com o mosto para ajudar na fermentação.

O próximo passo é transferir o mosto para um recipiente de aço inoxidável ou de vidro fechado. Nele, o mosto deve permanecer por quatro dias. Depois desse tempo, as cascas das uvas devem ser removidas. Em seguida, o recipiente com o mosto é novamente fechado para aguardar mais dois dias fermentando. Ele deve ser armazenado em local com temperatura entre 10°C e 15°C.

Filtragem e maturação


Para separar o mosto (mais denso) do vinho, deve ser realizada a filtragem. Em seguida, a bebida deve ser transferida para um garrafão fechado com uma rolha furada. O objetivo principal do furo é fazer com que o gás carbônico produzido pela fermentação saia. Vale lembrar que o vinho deve permanecer nesse recipiente por 40 dias (ou mais). Por fim, a bebida é engarrafada.

Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:

Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização

Produção Artesanal de Whisky

Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa

Fonte: Novo Negócio Startup

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 09-06-2021 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.