Faça conservas, compotas e geleias orgânicas em casa

Faça conservas, compotas e geleias orgânicas em casa. Este é um excelente meio de conservar frutas e legumes para que possam ser consumidos durante o ano todo.

A fabricação caseira de conservas, compotas e geleias orgânicas é uma maneira de aproveitar o excedente de produção de frutas e legumes para conservá-los até a entressafra

Faça conservas, compotas e geleias orgânicas em casa

Atualmente, há grande demanda no mercado por conservas, compotas e geleias orgânicas. Em especial, por serem alimentos saudáveis, que não geram riscos à saúde humana, pois não contêm agrotóxicos. Além disso, como os orgânicos são considerados alimentos sazonais, produzir geleia, compota e conserva em casa é um excelente meio de conservá-los para que possam ser consumidos durante o ano todo.

Para tornar lanches - ou ainda pratos salgados e doces, ainda mais saborosos, as conservas, compotas e geleias são uma excelente pedida. Todos adoram - tanto adultos como crianças, principalmente quem não come legumes e frutas in natura. Portanto, prepará-las pode ser uma forma saborosa e saudável de agradar familiares e amigos, assim como um meio de renda mensal - caso queira comercializar seus produtos.

Segundo a professora Maria da Graça Lima Bragança, do Curso a Distância CPT Como Produzir Doces em Calda e Compotas, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, a fabricação caseira das compotas é uma maneira de aproveitar os excedentes da produção orgânica de frutas e conservá-las até a entressafra, podendo se transformar numa boa alternativa de complementação da renda familiar.

"Existe hoje uma grande procura por produtos naturais, sem aditivos químicos. Por isso, o mercado para as geleias produzidas artesanalmente é crescente. Além disso, para quem cultiva frutas, esta é uma maneira de agregar valor ao seu produto, conseguindo aumentar a renda familiar", completa Maria da Graça, do Curso a Distância CPT Como Produzir Geleias e Polpadas, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

"Já as conservas de tomate seco e shiitake, como todo o setor de alimentos desidratados, estão experimentando, nestes últimos anos, uma grande expansão. Inclusive, muitos restaurantes e supermercados já incluem os tomates desidratados em suas listas de produtos", afirma o professor Paulo César Stringheta, do Curso a Distância CPT Produção de Tomate Seco em Conserva e Shiitake Desidratado, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

Conserva: Antepasto de Berinjela com Nozes

INGREDIENTES:

->2 berinjelas médias sem casca (cortadas em tiras finas);->1 pimentão vermelho (cortado em tiras finas);->1 cebola média (picadinha);->3 dentes de alho (amassados);->250 g de uva passa branca;->250 g de nozes (picadinhas);->1 colher de (sopa) de orégano

->Sal, louro, vinagre de maçã e azeite extra virgem (a gosto).

MODO DE PREPARO:

Ferva as berinjelas em água, sal, louro e vinagre. Escorra a água e esprema bem. Acrescente os demais ingredientes (exceto sal, louro e vinagre) e cozinhe em fogo brando. Desligue o fogo e adicione o azeite.

Sirva com fatias de pão ou torradas.

Fonte: Coletivo Verde.

Andréa Oliveira 15-08-2016 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.