Dicas para preparar carne de cordeiro

Dicas para preparar carne de cordeiro. Algumas dicas são essenciais para que a carne de cordeiro fique tenra, macia e saborosa.

Algumas dicas são essenciais para que a carne de cordeiro fique tenra, macia e saborosa

Dicas para preparar carne de cordeiro

Para preparar a carne de cordeiro, algumas dicas são essenciais para que a carne fique tenra, macia e saborosa. É preciso marinar a carne por, pelo menos, 12 horas - assim, o sabor penetra na carne. É bom não se esquecer de retirar o excesso de gordura da carne e servi-la quente, pois a gordura fria não dá um sabor muito agradável ao cordeiro. Por fim, deve-se atentar ao tipo de corte para saber o ponto ideal da carne e seu tempo de cocção.

Segundo o chef Renato Carioni, cada corte de cordeiro requer um tipo de cocção específico. No caso da paleta, ela deve ser bem passada e cozida lentamente com uma marinada de ervas e caldo. Quanto ao pernil, ele precisa ficar um pouco rosado, levemente acima do modo ao ponto. Ao seguir essas dicas de preparo do cordeiro, a carne ficará com sabor indescritível - uma iguaria de encantar os paladares mais exigentes.

Dicas de marinada

A marinada clássica é elaborada com ½ xícara (chá) de vinho tinto seco, ½ xícara (chá) de vinagre de vinho tinto, 3 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 colher (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de sal, cebola, alho, ervas e especiarias. Algumas pessoas utilizam alho-poró, salsão e cenoura, que combinam muito bem com a carne de cordeiro. Outra marinada excelente para temperar o cordeiro é preparada com ½ xícara (chá) de alecrim, ½ xícara (chá) de hortelã, ½ xícara (chá) de vinho branco seco, 3 dentes de alho, 1 colher (sopa) de sal, pimenta-do-reino a gosto e 3 colheres (sopa) de azeite de oliva. Tudo deve ser batido no liquidificador.

É importante que a peça de cordeiro não seja muito grande. O ideal é que a carne pese entre 1,5 kg e 1,6 kg. Outro aspecto fundamental refere-se à cor da carne, que deve ser rosada, pois isso indica que o animal é novo e a carne é macia. Antes de passar a marinada, é preciso furar a carne para que o tempero penetre bem.

Dicas de cozimento

Tanto o carré de cordeiro como o lombo devem ser cozidos ao ponto, já o filé deve ser malpassado. Independentemente do tipo de corte, é importante deixar a carne repousar após a cocção. Mas por que tal exigência? Porque no cozimento, a carne contrai a fibras e retém o líquido no centro. Quando a carne descansa após o preparo, toda a peça fica tenra e saborosa.

Se o corte for paleta, ele pode ser levado à brasa, com um pouco de líquido e envolto em papel alumínio, pois trata-se de um corte de carne mais duro. O cozimento deve ser lento - cerca de 3 horas, umedecendo a carne com a marinada, ou o próprio caldo que sai durante a cocção. Após esse tempo, retira-se a carne da brasa para descansar por 10 a 15 minutos antes de servir.

Para assar o pernil de cordeiro, ele deve ser marinado de um dia para o outro. Em seguida, é preciso selar a carne em uma panela com óleo para se formar uma casca protetora, o que evita o seu ressecamento. Depois, basta levá-lo ao forno por cerca de 1 hora a 180°C. Não se esqueça de deixar a carne descansar antes de servir (cerca de 10 minutos).

Fontes: Receitas IG e Globo Rural.

Conheça o Curso a Distância CPT de Maturação, Marinação, Condimentação e Preparo de Filés, disponível - elaborado por Ricardo Penna, consultor de gastronomia e preparo de carnes em mais de 460 empresas no Brasil, na América Central e na Itália.

Andréa Oliveira 25-01-2017 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.