Cozinha industrial: estrutura e equipamentos

Uma cozinha industrial é planejada para realizar atividades operacionais, que envolvem o preparo de grande quantidade de alimentos

Cozinha industrial: estrutura e equipamentos

De acordo com Heloísa Helena de Medeiros Duarte, professora do Curso CPT Como Montar uma Cozinha Comercial, uma cozinha industrial é planejada para realizar atividades operacionais, que envolvem o preparo de grande quantidade de alimentos. Trata-se de um modelo desenvolvido principalmente para restaurantes, que servem vários pratos e atendem a uma demanda maior de clientes.

Entretanto, a sua estrutura deve ser planejada para atender aos requisitos legais, pois a legislação brasileira é uma das mais rígidas do setor. Além disso, os equipamentos devem ser de qualidade para garantir maior fluidez aos processos, o que garante eficiência e rapidez no preparo dos pratos. Com isso, os clientes ficam satisfeitos e os negócios prosperam cada vez mais.

Estrutura


Conforme dito anteriormente, são rígidas as normas da Anvisa quanto à estrutura de uma cozinha industrial. Por esse motivo, deve-se proceder ao planejamento estrutural da cozinha, que atenda perfeitamente à legislação vigente. Nesse contexto, recomenda-se a contratação de engenheiros e arquitetos com boa qualificação profissional para que o projeto siga todos os parâmetros estabelecidos por lei.

Segundo as normas, o material do piso deve ser impermeável, lavável, antiderrapante, além de ser liso e claro. O mesmo vale para as paredes, que devem ser impermeáveis, laváveis, lisas e claras, com bordas arredondadas para facilitar a limpeza, além de serem cobertas com tinta antifúngica. Quanto ao teto, ele também deve obedecer a esses critérios e, por isso, deve ser impermeável, lavável, liso e claro.

Não se pode esquecer das portas e janelas, que devem apresentar superfície lisa e clara, além de contarem com proteção contra pragas, como protetores de rodapé e telas. Em relação às lâmpadas, elas devem iluminar toda a extensão da cozinha. Além disso, elas devem ser fluorescentes para não aquecerem o local. Tudo deve estar perfeito, como o sistema de gás e água, bem como o exaustor.

Equipamentos


Os equipamentos da cozinha industrial devem ser de qualidade para um bom funcionamento. Eles devem passar por manutenção periódica para o máximo potencial, já que as atividades operacionais exigem eficiência e fluidez. Os mais importantes são: câmara fria, balcão refrigerado, geladeira e freezer, assim como coifa, fritadeira, salamandra, fogão e forno industrial.

Também não podem faltar estações de trabalho e bancadas com cuba inoxidável, bem como estações para lavagem e sanitização e estantes inoxidáveis. Sem falar da necessidade de extintores sprinklers. Tudo deve estar de acordo com a legislação, que dispõe sobre armazenamento, manipulação, higienização e preparo dos alimentos. Fora as normas de segurança tão importantes para estabelecimentos dessa modalidade.

Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Empresas:

Como Montar uma Cozinha Comercial

Como Montar um Restaurante Self-Service

Como Montar e Administrar uma Pizzaria

Fonte: Loja Brasil

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 11-11-2020 Indústria Caseira

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Como Empreender na Área de Alimentação em Tempos de Crise

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.