Como fazer geleia de pimenta

A pimenta, por seu sabor picante, é apreciada no mundo todo. No Brasil é comumente consumida na forma de conserva do fruto inteiro em vinagre ou azeite. É cultivada, principalmente, nos Estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás.

Roseane Mendonça de Figueiredo, professora do curso Produção e Processamento de Pimenta, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que uma boa geleia é clara, macia, gelatinosa, brilhante e quase translúcida, com uma cor atraente e aroma característico da fruta utilizada. Os frutos apropriados para a fabricação de geleias devem conter acidez e pectina. A pectina é a substância que garante o aspecto gelatinoso, sem ela a geleia não dá ponto.

A pimenta não contém pectina e nem acidez em sua constituição, por isso há a necessidade de se adicionar estas substâncias no preparo da geleia de pimenta.

A pectina pode ser adquirida no comércio e adicionada à geleia na base de 10 g de pectina em pó para cada quilo de açúcar utilizado. No caso da acidez, pode-se utilizar suco de frutas ácidas como o limão ou ácido cítrico comercial.

Geleia de pimenta

Ingredientes

1 pimenta pouco picante

1 kg de açúcar refinado

1 L de água tratada

10 g de pectina em pó

½ colher de café de ácido cítrico

Dica: A pimenta utilizada na produção de geleia deve ter de médio a baixo teor de ardência, uma vez que a pimenta deve conferir cor e um leve ardume ao produto.

Preparo

Lave e sanitize a pimenta. Retire o cabinho e as sementes. Triture a pimenta no liquidificador com a água e a metade da quantidade de açúcar. Leve ao fogo com 1/3 do ácido cítrico. Misture o restante do açúcar e a pectina. A mistura deve ferver até a calda estar "no ponto". Adicione então o restante do ácido cítrico, mexendo sempre. Coloque a calda, ainda fervente, em vidros lavados e sanitizados.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 13-01-2012 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.