Aprenda deliciosas receitas com umbu

Aprenda deliciosas receitas com umbu

Na cozinha brasileira, há deliciosas receitas com umbu, como a geleia de umbu e o doce de batata de umbu

Aprenda deliciosas receitas com umbu

A planta Spondias tuberosa é conhecida como umbuzeiro. O nome tem origem tupi-guarani (ymbu) e significa "árvore que dá de beber", pois armazena água nas raízes em períodos de seca. Típica da Caatinga, a árvore pode chegar aos sete metros de altura, com copa que lembra um guarda-chuva aberto. Suas flores possuem perfume suave e néctar doce, que atrai as abelhas para polinização. Já suas folhas podem ser utilizadas para consumo animal, pois são bastante nutritivas. Sem falar que, na cozinha brasileira, há deliciosas receitas com umbu.

Após 60 dias do florescimento, o umbuzeiro produz pequenos frutos arredondados verde-amarelados, com aroma adocicado, sabor levemente azedo e polpa tenra - rica em vitamina C e antioxidantes. Além do consumo in natura, o umbu pode ser processado (industrialmente ou de forma caseira) como polpa, geleia, doce, compota, suco, sorvete, biscoito ou vinagre aromatizado. As raízes (batatas) do umbuzeiro não são descartadas e, em muitas regiões do país, são utilizadas na culinária.

GELEIA ESPECIAL DE UMBU

Ingredientes:

->1 kg de umbus (sem caroços);->500 g de açúcar cristal;->1litro de água;->Suco de ½ limão.

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, ferva os umbus na água entre 15 e 25 minutos. Passe em uma peneira, adicione entre 200 e 300 ml de água e ferva novamente. Acrescente o açúcar cristal e o suco de limão e cozinhe até formar consistência de geleia.

VINAGRE AROMATIZADO COM UMBU

Ingredientes:

->1 xícara (chá) de geleia de umbu;->1 ½ xícara (chá) de vinagre de vinho branco ou tinto;->Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Após o preparo da geleia de umbu, aromatize o vinagre para o tempero de saladas. Basta misturar todos os ingredientes e levar à geladeira. Em geral, é utilizada 1 colher (sopa) de vinagre aromatizado para 1,5 colher (sopa) de azeite. O sabor das saladas fica incrível!

DOCE DE BATATA (RAIZ) DE UMBU

Ingredientes:

->4 kg de batata (raiz) de umbuzeiro;->3 kg de açúcar cristal;->2 colheres (sopa) de corante culinário.

Modo de preparo:

Lave bem as batatas de umbuzeiro e descasque-as por completo. Rale-as e esprema com o auxílio de um pano limpo. Repita a operação, pelo menos, duas vezes. Em um tacho grande, derreta o açúcar. Acrescente a raiz de umbu ralada e espremida. Ferva cerca de 1 hora e meia até chegar ao ponto de corte. Coloque em formas de madeira para fazer as barras. Assim que o doce esfriar, retire da forma e sirva como preferir.

Fontes: Globo Rural, Tudo Gostoso, Coopercuc e Cerratinga (com adaptações).

Conheça o Curso a Distância CPT Como Produzir Doces em Barra, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online - elaborado por Maria da Graça Lima Bragança, economista doméstica e coordenadora técnica do Projeto Bem-Estar Social do Departamento Técnico da EMATER-MG.

Andréa Oliveira 13-03-2017 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.