Saiba mais sobre a cachaça - história e dicas de degustação

Saiba mais sobre a cachaça - história e dicas de degustação. É importante destacar que a diferença entre aguardente de cana e cachaça artesanal está no processo de produção.

A cachaça artesanal é produzida em alambiques de cobre e passa por fermentação artesanal ou caipira por até 30 horas

Saiba mais sobre a cachaça - história e dicas de degustação

Muitos acreditam que a origem da cachaça vem da Espanha. Entretanto, a bebida não era conhecida com esse nome na Península Ibérica, mas sim como sinônimo de bagaceira - elaborada com sobras de uva. Já a palavra cachaça surgiu nos antigos alambiques portugueses. Quanto ao termo pinga, este surgiu nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro - devido à fervura e à evaporação do caldo fermentado - que pingava na bica do alambique.

Na verdade, quem aprecia a bebida dá a ela o nome cachaça e o codinome pinga - para os apreciadores da caninha, o termo aguardente deve ser empregado a todo tipo de destilado - como rum, vodca ou uísque. Para outros, a aguardente de cana é a cachaça industrializada; já a cachaça é a bebida artesanal.

É importante destacar que a diferença entre aguardente de cana e cachaça artesanal está no processo de produção. A bebida elaborada artesanalmente é produzida em alambiques de cobre e passa por fermentação artesanal (com cana-de-açúcar moída) ou caipira (com farelo de trigo, arroz, soja ou milho) por até 30 horas. Quanto à aguardente de cana, esta é produzida nas indústrias - feita em alambiques de inox e com fermentação por apenas 6 horas.

A cor cristalina ou dourada da cachaça vem de alguns fatores essenciais: tipo de barril utilizado para envelhecimento da bebida (conforme a madeira escolhida), ou ainda acréscimo de melado ou caramelo (alteração de cor e sabor).

Mas como saber se a cachaça é boa ou ruim? Simples! Com a degustação.

Dicas de degustação de cachaça:

1->A bebida não pode arder demais na boca - deve apresentar leve ardor.

2->Precipitações no fundo da garrafa indicam falta de cuidados com a higiene durante a produção - o que altera a qualidade final da bebida.

3->A cachaça de boa qualidade deve apresentar os sabores ácido, amargo, adocicado e salgado - um mais acentuado que o outro (depende da marca).

4->O cálice branco e liso (com boca larga) é o melhor recipiente para degustar a bebida - se a cachaça for encorpada (de boa qualidade), a bebida deve escorrer pelas paredes do cálice - bem devagar (mostra a oleosidade do líquido).

5->Quando a cachaça possui graduação alcoólica e destilação adequadas, ao chacoalhar a garrafa, forma-se uma espuma - que se esvai, dando lugar a um rosário de contas graúdas (desaparece em torno de 10 segundos).

6->Da mesma forma, é preciso sentir o buquê da cachaça, por meio da inalação da bebida - deve apresentar aroma agradável, sem arder os olhos.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Alambique da Cachaça.

Andréa Oliveira 18-06-2016 Cachaça

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.