Óleo residual de cozinha vira biodiesel no Acre

Óleo residual de cozinha vira biodiesel no Acre. Tudo começou com a coleta de óleos residuais de fritura descartados pelos restaurantes do Via Verde Shopping, localizado no Rio Branco - AC.

No Acre, pesquisadores da Funtac criaram um projeto inovador de produção de biodiesel de óleos residuais de fritura

Óleo residual de cozinha vira biodiesel no Acre

Estudos desenvolvidos pela Funtac - Fundação de Tecnologia do Estado do Acre criaram um meio de transformar óleo residual de cozinha em biodiesel. Testado durante sete meses, em veículos da própria instituição, os resultados da eficiência do novo biocombustível foram bastante satisfatórios.

Segundo Nadma Farias, coordenadora da Divisão de Tecnologia de Energia de Fontes Renováveis - Diter, este é um excelente meio de utilizar o óleo descartado de frituras. De fato, uma forma sustentável de não poluir o meio ambiente, além de transformar o que seria jogado fora em algo útil e de extrema importância.

Tudo começou com a coleta de óleos residuais de fritura descartados pelos restaurantes do Via Verde Shopping, localizado no Rio Branco - AC. Recentemente, a fundação está em negociação com empresários de todo o país para produzir o biocombustível em larga escala.

Como o óleo residual pode vir de vários tipos de fritura, como batatas, bifes, ovos, torna-se muito mais difícil a sua transformação em biodiesel. Antes de transformá-lo em biocombustível, ele precisa passar por filtragem, além da correção da acidez.

O restante do processo ocorre de forma semelhante aos demais processos de produção de biodiesel. Do mesmo modo, a eficiência do motor é a mesma dos submetidos a biocombustíveis vindos de outras matérias-primas.

Os testes comprovaram que o veículo (20% de biodiesel misturado ao combustível comum) não apresentou nenhuma alteração. Ao percorrer 11.283 km, ele mostrou-se eficiente como qualquer outro carro.

Para que o projeto atinja um patamar mais elevado, os pesquisadores planejam fazer a concessão do equipamento utilizado na Fundação de Tecnologia do Estado do Acre. Com isso, aumentam-se as chances de parcerias para ampliação do projeto para todo território nacional.

De fato, mais um meio inovador de substituir combustíveis não renováveis.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: G1.

Andréa Oliveira 29-01-2016 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

José Martins Gomes

03-09-2019

Bom Dia ! Projeto muito bacana gostaria de saber como desenvolver essa iniciativa aqui no meu municipio..

Resposta do Indústria Rural

04-09-2019

Olá José Martins Gomes,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para desenvolver o projeto em seu município, o ideal é entrar em contato com a Funtac, afim de propor uma parceiria para a disseminação da tecnologia.

Atenciosamente,
Victor Sampaio