Você sabe como plantar tomates para a indústria?

O tomateiro tem grande adaptabilidade climática e pode ser cultivado em climas tropical de altitude, subtropical e temperado

Você sabe como plantar tomates para a indústria?

Segundo Marcos Tadeu de Moraes Sala Sansão, professor do Curso CPT Produção de Tomate para Indústria, o tomateiro (Solanum lycopersicum) tem grande adaptabilidade climática e pode ser cultivado em climas tropical de altitude, subtropical e temperado. Na forma in natura ou processado, o fruto agrada ao paladar de povos de todos os continentes do mundo. Por isso, o tomate é considerado a hortaliça mais universal dentre todas, que oferece maiores opções de industrialização, com diversos tipos de derivados e grande importância econômica.

Quais as principais variedades?


As variedades de tomate apresentam diversos formatos, tamanhos e cores. O tomate salada longa vida é o mais popular. Há também o tomate redondo-achatado, que é firme e possui a cor vermelha. Não podemos nos esquecer do tomate-caqui, que possui tamanho grande e polpa grossa, além dos tomates grape e cereja, que são pequenos e doces. Já o tomate santa cruz (redondo) e o tomate italiano (alongado) são perfeitos para molhos.

Quais as condições climáticas?


Os tomates se desenvolvem melhor em regiões com temperaturas entre 15°C e 19°C (noite) e 19°C e 24°C (dia). Muito abaixo ou muito acima dessas faixas não é favorável à cultura. Além disso, o tomateiro se desenvolve bem em áreas com clima tropical de altitude acima de 800 metros. Sem falar que também pode ser cultivado sob clima subtropical e temperado como mencionado anteriormente.

Qual o solo ideal para plantio?


O plantio de tomate deve ser realizado em solos arenoargilosos, profundos, soltos, permeáveis, férteis, com boa drenagem e pH entre 5,5 e 6,5. Após os resultados da análise do solo, o produtor deve realizar a calagem e a adubação para corrigir a acidez e incorporar os nutrientes necessários ao crescimento vigoroso dos tomateiros.

E quanto à semeadura?


A semeadura dos tomateiros é realizada em bandejas de isopor com células preenchidas com substrato. Após o plantio das sementes, diariamente, devem ser realizadas irrigações moderadas até o pegamento das mudas. Quando alcançarem o tamanho ideal, elas devem ser transplantadas para local definitivo.

Quando é feito o transplante?


Quando as mudas de tomate apresentarem quatro a cinco folhas ou sete a dez centímetros de altura, deve ser feito o seu transplante. A área deve receber boa insolação para que a cultura prospere. Caso contrário, o tomateiro se torna fino e quebradiço.

E quanto ao tutoramento?


Como é uma trepadeira, o tomateiro deve ser conduzido por tutoramento com varas de bambu ou madeira de dois metros de altura. Elas não podem ser amarradas apertadas para não machucar os tomateiros. No caso das variedades de tomate meia-estaca, podem ser utilizados fitilhos. Alguns tomateiros podem ser cultivados rasteiros sob cobertura vegetal ou de plástico.

Quando colher os tomates?


Não precisa esperar os tomates amadurecerem para colhê-los. A colheita, geralmente, ocorre 90 a 100 dias após o transplante. O processo deve ser realizado com todo cuidado para não causar injúrias nos tomates.

Conheça os Cursos CPT:

Produção de Tomate para Indústria

Processamento de Tomate

Produção de Tomate Seco em Conserva e Shiitake Desidratado

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 01-07-2021 Agroindústrias

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Guia Básico de Irrigação

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.