Quais os tipos de abóbora mais comuns e como usá-los?

Além de permitirem o preparo de diversas receitas salgadas e doces, os vários tipos de abóbora são ricas em vitaminas e minerais

Quais os tipos de abóbora mais comuns e como usá-los?

Além de permitirem o preparo de diversas receitas salgadas e doces, os vários tipos de abóbora são ricos em carboidratos e fibras alimentares. Sem falar que as abóboras são fontes de vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina E e vitamina K, além dos minerais ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês e zinco. Não é mera coincidência que as abóboras são consideradas superalimentos.

Abóbora Cabotiá


A abóbora Cabotiá ou abóbora japonesa apresenta sabor aveludado, terroso e levemente adocicado, com textura densa e seca. Seu tamanho é médio e sua casca é áspera, com cor verde-escura. Esse tipo de abóbora é perfeito para o preparo de receitas salgadas, pois o seu sabor é equilibrado.

Abóbora Hokkaido


A abóbora Hokkaido apresenta sabor doce e textura aveludada, perfeita para o preparo de nhoques. Sua casca é dura, mas sua polpa é macia e cremosa após cozimento. Embora calórica, ela apresenta vários nutrientes, Principalmente vitamina A e vitaminas do complexo B.

Abóbora manteiga


A abóbora manteiga ou abóbora Butternut apresenta casca lisa e cor amarela clara. Sua textura é macia e cremosa. Seu sabor lembra o de nozes. Muitas pessoas a utilizam tanto em receitas salgadas como doces. Assim como os outros tipos de abóbora, a Butternut é rica em nutrientes.

Abóbora Musquee de Provence


A abóbora Musquee de Provence é proveniente da França. Quando imatura, sua casca é verde-escura, mas quando amadurece, ela se torna alaranjada. Sua polpa apresenta textura lisa e macia, com sabor adocicado. Este é um dos tipos de abóbora mais utilizados na gastronomia mundial, tanto em pratos salgados como doces.

Abóbora paulista


Com nome científico Cucurbita morschata, a abóbora paulista é a mais versátil de todas, pois dela tudo se aproveita – desde a polpa, até a casca, as folhas, as flores e as sementes. De origem americana, essa abóbora foi introduzida na Europa pelos portugueses. Sua casca é mole, o que facilita o seu descascamento. Fonte de ferro, ela é perfeita para o preparo de saladas, sopas, pratos salgados e bolos.

Moranga


A moranga possui pedúnculo liso, grosso e sem ranhuras. Cultivada há mais de 10 mil anos nas Américas, ela é rica em vitamina A, vitamina C, fibras e potássio. Consumida apenas quando madura, sua polpa é super doce. A moranga com cabinho, casca fosca e sem machucados é a ideal para consumo, perfeita para o preparo de pratos salgados.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino

Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce

Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-flor e Repolho

Fonte: acozinhaquefala.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 15-12-2021 Agroindústrias

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Guia Básico de Irrigação

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.