Projeto pioneiro em avicultura promove a prevenção de Influenza Aviária e Newcastle

O Ministério pretende manter os mercados compradores em casos de surtos

O Brasil é o primeiro exportador de carne de frango do mundo. No ano passado, foram exportadas 3,8 milhões de toneladas, gerando uma receita de US$ 6,8 bilhões. Para garantir este patamar, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) encaminhou um projeto de compartimentação de avicultura industrial para a prevenção de Influenza Aviária e Newcastle à Organização Mundial de Saúde Animal.

O projeto, resultado de anos de estudos e pesquisas, consiste em uma parceria entre a União Brasileira de Avicultura (Ubabef), a iniciativa privada e agências estaduais de defesa animal. Foram definidas medidas de biossegurança a partir de 10 fatores que representam maior risco para a entrada dos vírus.

Em caso de surtos dessas doenças, as propriedades que estiverem seguindo as medidas de controle e biossegurança serão consideradas livres para produzir e comercializar seus produtos.

O Mapa irá auditar, fiscalizar e certificar os estabelecimentos após a adoção das medidas preventivas. O reconhecimento será feito em toda a cadeia produtiva, ou seja, desde a granja de reprodução, incubatórios, granjas de corte, abatedouros, fábricas de ração e de materiais para cama de aviárias. A medida pretende favorecer a manutenção dos mercados compradores em casos de surtos.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 28-11-2011 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.