Produção de ovinos: vantagens e condições necessárias

A ovinocultura é uma atividade que atende às exigências e potencialidades tanto da agricultura familiar como da exportação empresarial

A ovinocultura é uma das atividades que proporciona mais alternativas para a subsistência humana, pois fornece a lã e a pele para o vestuário e a carne e o leite para a alimentação. Os ovinos são espécies altamente eficientes, com excelente conversão alimentar, alta produtividade, ciclo de produção reduzido, boa liquides e é facilmente integrado a outras culturas.

O Brasil possui um enorme potencial para, em poucos anos, ter um dos maiores rebanhos comerciais do mundo devido ao país possuir grandes extensões territoriais que permitem produzir animais em pasto, afirma Edson Ramos de Siqueira, professor do curso Técnicas para Produzir mais Cordeiros, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

A ovinocultura é uma atividade que atende às exigências e potencialidades tanto da agricultura familiar como da exportação empresarial. Além disso, ela possui intenso potencial a ser explorado para a geração de emprego e renda; pode ser explorada nas mais diversas condições climáticas; possui riqueza genética variável, com componentes exóticos e naturalizados diversos, permitindo, assim, o uso sustentável da biodiversidade.

Outras vantagens da criação de cabras e carneiros são: facilidade de produção a pasto; possibilidade de ser explorada em áreas pequenas; grande mercado consumidor interno e externo; alta compatibilidade com outras culturas, sendo uma alternativa viável para a integração lavoura-pecuária; possui ciclo curto de produção, o que permite maior retorno do capital investido, além de retornos sociais mais rápidos.

Ao implantar uma criação de ovinos, o produtor deve ter atenção a alguns aspectos que determinarão o sucesso da atividade. Em geral, destacam-se as preocupações com raça, manejo e alimentação. Alguns fatores devem ser ressaltados:

  • O produtor precisa ter entusiasmo e conhecer bem todas as fases da criação, fazer uma administração adequada e contar com o auxilio qualificado, principalmente de médicos veterinários, técnicos agropecuários e zootecnistas.

  • O produtor precisa também adequar a raça ao clima da região, procurando uma espécie que possua maior adaptabilidade às condições climáticas encontradas.

  • É necessário ter boas pastagens para a alimentação. Os ovinos se diferem dos bovinos e da maioria dos ruminantes quanto ao consumo de folhagens, pois podem ser comercializados mesmo durante o período de aleitamento pelo fato de já aceitarem a pastagem e sobreviverem apenas do seu consumo.

Em um hectare de terra pode-se colocar dez ovelhas inseminadas que irão gerar, em média, 13 cordeiros em cinco meses. Estes podem ser abatidos em três meses, cada um possuindo aproximadamente 30 quilos. Assim, tem-se um total de 390 quilos. Se vendido ao preço de R$ 3,10 por quilo, o retorno é de R$ 1.209 em oito meses.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 06-12-2011 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.