É encontrada nova praga em morangos

Medidas podem ser tomadas para o controle da praga nos morangueiros

Os produtores de morango devem dar uma atenção especial a esta nova praga, a Duponchelia fovealis (Zeller). Devem ser observados sintomas de vermelhidão e secamento nas plantas. As largatas atacam as folhas, ramos, flores e também a coroa das plantas. Quando adultas, as mariposas medem quase dois centímetros de envergadura e um centímetro de comprimento, possui asas de colocaração marrom, com centro mais escuro e apresenta um desenho em forma de "U" na região central.

A origem e disseminação da praga pode ter se dado através das mudas com ovos e largatas de primeiro estágio, que foram transportadas dos viveiros produtores de mudas. Elas podem ter entrado no Brasil através da importação de flores das espécies kalanchoê, gérbera e coleus, que são tradicionais hospedeiras desse inseto.

Dalmo Lopes de Siqueira, professor do curso Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que se deve ter atenção a esta praga, porque os produtores e técnicos ainda não tiveram convivência com ela. Estar alerta a novas informações é indispensável.

Por enquanto, é recomendado que, no fim da safra, seja feita a eliminação total das soqueiras e da vegetação existente ao redor da área que foi cultivada, pois a praga fica alojada na soqueira e ter ainda a vazio sanitário, sem cultivo na área que será escolhida para a futura lavoura de morango.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 10-10-2011 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.