Crescimento da safra de grãos em 2011/2012

O aumento pode chegar a 2,4% em relação à safra de 2010

A safra de grãos de 2011/2012 poderá bater recorde histórico, ficando entre 10,7 e 10,9 milhões de toneladas, um aumento de 2,4% em relação à safra passada, segundo dados levantados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Em Minas Gerais, a produção deverá chegar a 6,8 milhões de toneladas. O principal grão cultivado no estado é o milho, que teve um aumento de 55,7% em sua cotação em relação ao mesmo período do ano passado.

Alguns fatores são apontados como contribuidores para esse crescimento, o aquecimento das cotações internas, os baixos estoques mundiais, aliados à intensa demanda, à destinação do milho para a produção do etanol e ao aumento da busca pelo produto para a alimentação animal.

O aumento do consumo de proteína animal (ovos, carne, leite e derivados) também tem contribuído para a elevação na produção do milho, pois ele é o principal componente da ração de bovinos, aves e suínos. Outros grãos também registraram crescimento de produção no estado: o algodão (ficou entre 0,5% e 4,4%), o arroz (2,2%), o trigo (até 2,3%) e o sorgo (entre 0,4% e 0,5%).

O professor João Carlos Cardoso Galvão do curso Produção de Milho em Pequenas Propriedades, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que o milho é uma das mais importantes culturas do Brasil e que pode ser cultivado tanto em grandes quanto em pequenas propriedades.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 17-10-2011 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.