Produção de mel - inove, diversifique e lucre

Produção de mel - inove, diversifique e lucre. Além da boa produtividade natural das abelhas - cerca de 18 kg de mel, o manejo correto aumenta a rentabilidade da colmeia para até 120 kg.

Além da boa produtividade natural das abelhas - cerca de 18 kg de mel, o manejo correto aumenta a rentabilidade da colmeia para até 120 kg

Produção de mel - inove, diversifique e lucre

Com o avanço na apicultura, é possível inovar, diversificar e lucrar na produção de mel e nos produtos derivados (geleia real e própolis). Além da boa produtividade natural das abelhas - cerca de 18 kg de mel, o manejo moderno, adequado e bem-feito aumenta a rentabilidade da colmeia para 120 kg. Além da alta rentabilidade, o investimento é recuperado em curto prazo - em média, dois anos.

Da mesma forma, o mercado interno de mel apresenta grande potencial de crescimento, pois o índice de produção no Brasil está abaixo do esperado. Portanto, investir em um apiário bem planejado, que emprega tecnologia adequada, pode ser a chance de um bom faturamento mensal.

Segundo Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, Mestre em Entomologia - Universidade Federal de Viçosa, e professor do Curso a Distância CPT Manejo do Apiário - Mais Mel com Qualidade, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, o Brasil é uma grande potência melífera, devido às características especiais de flora, bem como climáticas. Além disso, o mel possui alto valor no mercado interno e, principalmente, no exterior.

Veja o perfil do consumidor brasileiro:

->Procura o mel para usar como medicamento;->Deseja consumir um produto saudável;->Prefere buscar o produto na fonte (apiário);->Exige certificação (SIF ou SIE) e rótulos (marcas comerciais);->Pertence às classes A e B (maior a frequência de consumo);->Avalia o produto por: aspecto, cor e densidade;->Para ele, o mel como medicamento não é caro, mas como alimento é.

Locais e meios de comercialização:

->Nos supermercados: o mel é comercializado em prateleiras - concorrentes expostos juntos;->Nas lojas especializadas: O produto é exposto em local de fácil visualização - os principais são mel composto, própolis e geleia real;->Nas farmácias: a visualização do produto é dificultada, pois ele é disposto separadamente;->Nas feiras populares ou direto com o produtor: comercializado informalmente, muitos preferem buscar o mel na fonte.

Como ser um diferencial e aumentar a rentabilidade:

->A troca anual das abelhas rainhas eleva em 50% a produtividade da colmeia;->A alimentação correta, contínua, na quantidade e no tempo adequados, potencializa a produção;->A adequação do espaço da colmeia é fator decisivo para aumentar a rentabilidade do apiário.

Fontes: Canal Rural e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 19-08-2016 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.