Processamento de mandioca: diferenças entre polvilho azedo e polvilho doce

O polvilho azedo e o polvilho doce são submetidos a processo industrial semelhante

Processamento de mandioca: diferenças entre polvilho azedo e polvilho doce

“O polvilho é um produto obtido do processamento da mandioca. Tanto o polvilho azedo como o polvilho doce são isentos de glúten e, portanto, podem ser consumidos por pessoas celíacas, como substitutos da farinha de trigo”, ressalta Marney Pascoli Cereda, engenheira agrônoma e professora do Curso CPT a Distância e Online Processamento de Mandioca - Polvilho Azedo, Fécula, Farinha e Raspa.

O polvilho azedo e o polvilho doce são submetidos a processo industrial semelhante. Após a colheita, a mandioca passa pelas etapas de lavagem e moagem. Em seguida, o caldo concentrado (resultante da moagem) passa por decantação. Após essa etapa, o amido de mandioca é fermentado por até 40 dias (exceto para produção de polvilho doce). Por fim, é feita a secagem, ao sol, em tabuleiros.

Principais diferenças:


1. A acidez do polvilho azedo é mais alta que a do polvilho doce, o que resulta em sabores e aromas diferentes. Isso ocorre porque o amido para produção de polvilho doce não passa por fermentação.

2. Para produção de polvilho doce, o amido da mandioca permanece em decantação por cerca de 24 horas. Em seguida, ele passa por 8 horas de secagem até chegar à umidade em torno de 14%.

3. No processo de fermentação, o amido para produção de polvilho azedo, alcança acidez de aproximadamente 5% graças à ação dos microrganismos presentes nos tanques de fermentação.

4. O polvilho azedo apresenta sabor ácido, além de textura e aroma diferentes do polvilho doce. O pão de queijo preparado com polvilho azedo ganha aspecto aerado - ao contrário do polvilho doce, cujo aspecto é compacto.

Receita de pão de queijo com polvilho azedo:


Ingredientes:

->8 xícaras (chá) de polvilho azedo;
->4 xícaras (chá) de queijo canastra ralado;
->1 xícara (chá) de água morna;
->2 xícaras (chá) de leite;
->1 ½ xícaras (chá) de óleo;
->4 ovos inteiros;
->Sal a gosto.

Modo de preparo:

Em um bowl, misture polvilho azedo com água morna. Reserve. Ferva leite com óleo. Adicione esse líquido fervente à mistura de polvilho. Mexa bem até homogeneizar. Assim que amornar, junte os ovos e o queijo canastra ralado. Amasse com as mãos sobre uma superfície lisa e limpa. É importante sovar a massa para que ela fique leve e facilite o processo de enrolar os pães de queijo. Leve ao forno preaquecido (a 180°C) por cerca de 30 minutos.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Agroindústria.

Leia o artigo "Produção caseira de fécula de mandioca."

Fontes: cultivando.com.br; tudogostoso.com.br (com adaptações)

Andréa Oliveira 18-06-2019 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.