Plantio de abóbora para processamento mínimo

Produzida nas mais diversas regiões do país, a abóbora tem maior valor agregado quando passa por processamento mínimo na agroindústria

Plantio de abóbora para processamento mínimo

A abóbora (Cucurbita pepo) apresenta apenas 25 calorias em uma porção de 100 gramas. Rica em fibras, vitaminas A, C, E, K e do Complexo B, além de ferro, fósforo, cálcio, manganês e zinco, essa cucurbitácea apresenta grande demanda no mercado nacional. Produzida nas mais diversas regiões do país, a abóbora tem maior valor agregado quando passa por processamento mínimo na agroindústria. Vejamos como ocorre o seu plantio:

Clima e solo


Regiões com temperaturas acima de 18°C e abaixo de 27°C são propícias para o cultivo de abóbora. Em locais com temperaturas abaixo de 10°C e ocorrência de geadas, essa cucurbitácea não se desenvolve bem. Quanto ao solo ideal para o plantio de abóbora, ele deve apresentar boa drenagem, alta fertilidade, disponibilidade de nitrogênio e pH variando entre 5,5 e 6,8.

Irrigação


A irrigação onde são cultivadas abóboras deve apenas manter o solo úmido, pois a cultura não tolera encharcamentos. Inclusive, a planta resiste muito bem à estiagem moderada. Para otimizar a irrigação e economizar água, basta introduzir uma vara no local onde foram distribuídas as sementes, pois a água deve se concentrar nesse ponto.

Plantio


A semeadura de cultivares de abóbora de grande porte deve ser realizada em covas com diâmetro de 60 centímetros e profundidade de 45 centímetros. No caso de cultivares de porte menor, as covas devem apresentar diâmetro de 50 centímetros e profundidade de 30 centímetros.

A terra retirada da cova deve ser adubada com húmus, composto orgânico ou esterco de curral curtido. Após fechar e irrigar a cova, 2 a 3 sementes de abóbora devem ser distribuídas a uma profundidade de 2 centímetros.

Colheita


A colheita da abóbora tem início de 85 a 150 dias após o plantio conforme a cultivar escolhida. No momento em que os talos das aboboreiras se tornarem amarelos ou marrons, os frutos podem ser colhidos. É importante que os talos mais compridos venham junto às abóboras para aumentar a sua durabilidade. Caso contrário, eles deterioram mais rapidamente.

Pragas e doenças


Algumas doenças podem acometer a abóbora, como míldio e podridão do fruto. Nesse caso, são prescritos por engenheiro agrônomo alguns defensivos, como captan, fenarimol ou outro. Pragas também podem atacar a aboboreira, como ácaros e pulgões. Nesse caso, são prescritos produtos, como carbaryl, malathion ou outros.

Comercialização


As abóboras podem ser vendidas inteiras em feiras, quitandas, verdurões, mercados e armazéns, ou ainda na forma processada, cortada em cubinhos e embalada em bandejas de isopor com filme plástico ou em saquinhos fechados a vácuo. Nesse caso, as embalagens devem ser acondicionadas em local refrigerado para melhor conservação.

Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria:

Processamento Mínimo de Frutos e Hortaliças

Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Vegetais Desidratados

Como Montar uma Pequena Fábrica de Frutas Desidratadas

Fonte: Frutíferas.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 06-05-2021 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.