Pimenta vermelha queima calorias e previne infarto

Inúmeros são os benefícios da pimenta vermelha para a saúde humana, como queima calorias, prevenção infarto, redução do colesterol e fortalecimento do sistema imunológico.

As pimentas com propriedades benéficas ao organismo humano são as do gênero Capsicum, como Malagueta, Pimenta-de-bode, Murupi, Cumari-do-Pará, Jalapeño, Dedo-de-moça e Pimenta-de-cheiro

Pimenta vermelha queima calorias e previne infarto

Inúmeros são os benefícios da pimenta vermelha para a saúde humana. Entretanto, as que possuem propriedades terapêuticas são as do gênero Capsicum. Estas possuem ação anti-inflamatória, anticancerígena e antimicrobiana, reduzem o mau colesterol (LDL) e aceleram o metabolismo (6 gramas de pimenta queimam mais de 45 calorias). Portanto, também auxiliam no emagrecimento.

As pimentas Capsicum, como Malagueta, Pimenta-de-bode, Murupi, Cumari-do-Pará, Jalapeño, Dedo-de-moça e Pimenta-de-cheiro contêm capsaicinoides (capsaicina), que variam conforme o grau de pungência de cada uma. Quanto mais picante a pimenta, maior o teor desse princípio ativo e maiores seus benefícios ao corpo humano.

Além dos capsaicinoides, tais pimentas possuem boa quantidade de vitamina C. Dessa forma, elas fortalecem o sistema imunológico do corpo, o que possibilita uma maior proteção contra gripes e resfriados. Sua poderosa ação antioxidante combate os radicais livres, que causam danos ao corpo e promovem o seu envelhecimento.

Já a vitamina E das pimentas malagueta, jalapeño e outras do gênero, além da ação antioxidante, defende o organismo das doenças crônicas, como Parkinson e Alzheimer, além de prevenir câncer e problemas cardiovasculares (previnem infarto e AVC - derrame cerebral).

Assim como a cenoura, as pimentas Capsicum possuem carotenoides, que se transformam em vitamina A. Por isso, também possuem ação benéfica à visão (previne catarata) e ao desenvolvimento e fortalecimento do esqueleto (previne osteoporose e artrite).

Segundo a professora Roseane Mendonça de Figueiredo, do Curso CPT Produção e Processamento de Pimenta, o principal princípio ativo benéfico das pimentas do gênero Capsicum é a capsaicina, presente principalmente nas pimentas com maior grau de ardência. Este é mensurado por meio de uma escala conhecida como Scoville Heat Units (SHU) ou Unidades de Calor Scoville.

Pimentas mais picantes consumidas no Brasil (maior teor de capsaicina):

Murupi -> pungência 223.000

Cumari-do-Pará     -> pungência 210.000

Malagueta -> pungência 164.000

Pimenta-de-cheiro -> pungência 94.000

Pimenta-de-bode -> pungência 53.000

Dedo-de-moça -> pungência 46.000

Embora sejam benéficas à saúde, devemos comê-las, de forma moderada, sem exageros. Quem tiver úlcera, gastrite ou hemorroidas deve evitar o consumo de pimentas vermelhas.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Globo Repórter e Minha Vida.

Andréa Oliveira 26-10-2015 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.