Passo a passo para fazer jiló em conserva

Para fazer jiló em conserva, é muito importante que ele seja cozido na consistência al dente

Passo a passo para fazer jiló em conserva

As duas variedades de jiló mais consumidas são a Solanum gilo e a Solanum aethiopicum. Planta tipicamente africana, o jiloeiro pode alcançar até 1,5 m de altura, com ramos verdes pilosos e flores brancas. Com forma oval ou alongada, o jiló é um fruto da mesma família do tomate, mas com sabor amargo. Fonte de vitamina A, C e do complexo B, além de fósforo e ferro, o jiló fica perfeito em conserva.

Para fazer jiló em conserva, é muito importante que o fruto seja cozido na consistência “al dente” (firme). Dessa forma, ele não perde nutrientes, além de manter cor e sabor característicos do jiló. Antes de distribuir os pedaços de jiló no vidro, é indispensável esterilizar o recipiente e a tampa, o que evita a contaminação e aumenta a durabilidade da conserva. Outra dica é acomodar os pedaços de jiló em camadas para que ela fique mais atrativa.

Ferver o vinagre com os condimentos potencializa o sabor da conserva. Entretanto, "ao distribuir o líquido no pote, todos os pedaços do fruto devem ficar submersos para que a conserva dure mais. Para tirar as bolhas de ar, basta dar leves pancadinhas com o vidro na mesa", afirma Paulo César Stringheta, tecnólogo de alimentos e professor do Curso CPT a Distância e Online Produção de Tomate Seco em Conserva e Shiitake Desidratado.

Antes de servir, é preciso que a conserva descanse por, pelo menos, 24 horas. Quanto mais dias sem abrir o vidro, melhor o sabor da conserva. Após aberta, recomenda-se o armazenamento em geladeira de 15 a 30 dias. Com o delicioso sabor de picles, a conserva de jiló pode ser servida em saladas e sanduíches, com torradas, ou como aperitivo, acompanhando uma cerveja bem gelada.

Ingredientes:


->7 jilós grandes;
->1 ½ xícaras (chá) de vinagre de maçã;
->1 ½ xícaras (chá) de água de qualidade;
->½ cebola média em pedaços pequenos;
->2 dentes de alho picadinhos;
->¼ xícara (chá) de azeite extravirgem;
->1 colher (sobremesa) de ervas finas;
->1 pitada de pimenta-do-reino;
->1 colher (sobremesa) de sal;
->2 folhas de louro.

Modo de preparo:


Após cortar as duas extremidades do jiló, deixe-o de molho, por 15 minutos, em solução desinfetante (hipoclorito de sódio). Em seguida, divida-o em quatro partes. Deixe-o na água com sal para que não escureça. Enquanto isso, pique o alho bem fininho, assim como a cebola. À parte, ferva água com vinagre, louro e ervas finas. Acrescente o jiló e deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo. Salpique pimenta-do-reino. Coloque cebola, alho e azeite.

Escorra os pedaços de jiló em uma peneira. Aguarde esfriar. Em vidro esterilizado, distribua as camadas de jiló e o líquido da fervura até completar o pote. Deixe um dedo até a borda do recipiente. Dê batidinhas suaves com o vidro na mesa para retirar as bolhas. Lacre o vidro para não entrar ar. Espere de um a três dias para consumir a conserva, o que agrega ainda mais sabor ao jiló em conserva.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Agroindústria.

Fontes: blog.veronicalaino.com.br; conquistesuavida.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 18-09-2019 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.