Novo acordo da OMC reduzirá custos das commodities de café, açúcar e etanol

Novo acordo da OMC reduzirá custos das commodities de café, açúcar e etanol. Assinado em 2013 e ratificado em 2017, o acordo ocorreu em um processo diplomático, que dependeu do aval de 112 países integrantes da organização.

O novo acordo da OMC reduzirá os custos de exportação de café, açúcar e etanol, além de equilibrar o controle alfandegário desses produtos

Novo acordo da OMC reduzirá custos das commodities de café, açúcar e etanol

O Brasil tem todos os motivos para comemorar, pois, desde o dia 22 de fevereiro, entrou em vigor o novo acordo da OMC - Organização Mundial do Comércio, que favorece as commodities de etanol, açúcar e café do país. Assinado em 2013 e ratificado em 2017, o acordo ocorreu em um processo diplomático, que dependeu do aval de 112 países integrantes da organização - dentre eles, Jordânia, Omã, Chad e Ruanda.

Segundo Hermano Telles Ribeiro, embaixador da Representação Permanente do Brasil junto a Organizações Internacionais, o impacto do acordo será gigantesco. Isso porque irá reduzir os custos de exportação de café, açúcar e etanol, além de equilibrar o controle alfandegário desses produtos. É importante lembrar que Londres é o maior negociador internacional dessas commodities.

As estimativas preveem uma redução de custos de até 14% na exportação e importação de café, açúcar e etanol. "Os lucros para a economia mundial poderão chegar a US$ 1 trilhão", afirma Roberto Azevêdo, diretor-geral da OMC. Mas para que o acordo entre em ação, Telles Ribeiro, embaixador em Londres, tem realizado um árduo trabalho em parceria com a OIC - Organização Internacional do Café e a OIA - Organização Internacional do Açúcar.

Fonte: Revista Globo Rural.

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Cafeicultura.

Andréa Oliveira 18-03-2017 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.