Novas pastagens já devem ser preparadas para período de seca

Os bovinocultores já devem iniciar a recuperação e a formação das pastagens para garantir a alimentação dos animais e assegurar as vendas

Misturas múltiplas como sal proteinado e alimentos concentrados ajudam a melhorar o desempenho dos animaisAdilson de Paula Almeida Aguiar, professor do curso Gado de Corte a Pasto - Estratégias para Alimentação na Seca, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, explica o processo de diferimento de pastagens. Segundo ele, o procedimento consiste na prática de reservar alguns pastos para o acúmulo de forragem, que será consumida durante o período de seca.

As forrageiras mais indicadas para o uso dessa técnica são aquelas que apresentam alguma produção durante o outono, ritmo de crescimento menos acelerado durante o período das chuvas e/ou apresentam alta proporção de folhas em relação aos caules. As forrageiras mais usadas são as braquiárias decumbens e a brizanta (branquiarão).

Os períodos de diferimento das pastagens que proporcionam os melhores resultados são os meses de fevereiro (cuja forragem será utilizada em junho e julho) e março (para uso em agosto e setembro). Com 2.000 kg de MSV/ha é possível trabalhar com uma lotação próxima de 1 UA/ha durante o período da seca. É comum o uso de misturas múltiplas, sal proteinado e alimentos concentrados para melhorar o desempenho dos animais que são colocados nessas pastagens.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Para obter mais informações sobre o tema acesse: http://industriarural.com.br/agroindustria/pastagem-adequada-garante-produtividade-rebanhos/

Virginia 30-11-2011 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.