Mercado de orgânicos está em expansão

O crescimento anual está entre 20 e 30%

 

De acordo com dados oferecidos pela Associação Brasileira de Orgânicos (BrasilBio), há cinco anos, os preços dos orgânicos eram, em média, 70% mais caros que os convencionais. Hoje essa diferença é de no máximo 30% e, segundo Sandra Caires Sabóia, gerente comercial de Alimentos Orgânicos do Grupo Pão de Açúcar, "o mercado está com um crescimento anual que varia entre 20% e 30%, o que é bastante promissor".

Essa mudança pode ter ligação direta com o consumidor, que atualmente é bem informado, preocupa-se com a saúde e com o meio ambiente. Para que um produto seja considerado orgânico tem que ser produzido em um ambiente onde se utilize como base do processo produtivo os princípios agroecológicos, que possibilitam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando, também, as relações sociais e culturais.

A ampliação nas vendas de orgânicos também pode ser explicada pela crescente variedade de produtos, como biscoitos, carnes, pães e sucos. Que foi possível, principalmente, por inúmeros investimentos em pesquisas e tecnologias para a modernização e industrialização da produção.

"A agricultura orgânica produz alimentos saudáveis, de elevado valor nutricional, respeitando o meio ambiente e o homem, seja ele o trabalhador rural, o produtor ou o consumidor. Tudo isso permitindo rentabilidade ao produtor com o uso de técnicas produtivas, em que é mais importante o processo de produção e não apenas o produto final", afirma Joe Carlo Viana Valle, professor do curso Como Tornar sua Fazenda Orgânica, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 17-11-2011 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.