Maracujá: fruta versátil da qual tudo se aproveita

As sementes do maracujá viram óleo direcionado à indústria alimentícia e de cosméticos

Maracujá: fruta versátil da qual tudo se aproveita

“O maracujazeiro é uma planta de origem tropical, que encontra condições excelentes para cultivo no Brasil. A planta suporta condições climáticas adversas e mantém sua boa produtividade. Os investimentos iniciais são baixos e a lavoura produz o ano todo, o que permite uma boa renda mensal ao produtor de maracujá”, afirma Waldir Vicente dos Santos, professor do Curso CPT a Distância e Online Produção de Maracujá.

Segundo Ana Maria Costa, pesquisadora da Embrapa Cerrados e líder da Rede Passitec (Desenvolvimento Tecnológico para Uso Funcional e Medicinal das Passifloras Silvestres), embora existam centenas de espécies de maracujá, somente duas são utilizadas no Brasil. São elas: Passiflora edulis (maracujá azedo) e Passiflora alata (maracujá doce). Independentemente da espécie, o maracujá é uma fruta versátil da qual tudo se aproveita.

Casca de maracujá

A farinha da casca de maracujá reduz a absorção de açúcar e gordura no organismo, melhora o funcionamento do intestino e garante saciedade em dietas muito severas. Entretanto, para produzir uma farinha de qualidade, as boas práticas no processamento do fruto são essenciais. “A farinha com bom padrão deve ser fina, clara e apresentar pouco amargor”, afirma a pesquisadora da Embrapa. Espessante da casca de maracujá para fabricar queijos ou sorvetes, cachaça e licor da casca de maracujá são outros produtos originados da casca do maracujá.

Sementes de maracujá

As sementes do maracujá viram óleo de maracujá direcionado à indústria alimentícia e de cosméticos. O mais interessante é que as sementes utilizadas na fabricação vêm das indústrias de processamento da polpa do maracujá. Após a limpeza das sementes, que impede sua deterioração, surge uma matéria-prima de boa qualidade, constituída de ômega 6, excelente na fabricação de cosméticos, como emoliente para a região dos olhos; e produtos alimentícios, como farinha de pães.

Folhas de maracujá

As folhas da espécie de maracujazeiro, conhecida como Passiflora alata (maracujá doce) servem como matéria-prima na indústria farmacêutica e de cosméticos. “Os flavonoides presentes nas folhas incrementam os cremes rejuvenescedores, pois apresentam propriedades de regeneração celular”, completa a pesquisadora da Embrapa.

Flores de maracujá

Graças a seu aroma característico, as flores do maracujá são utilizadas na indústria de cosméticos. Há também espécies de maracujá com fins ornamentais, comercializadas em floriculturas em muitas regiões do país.

Polpa de maracujá

A polpa do Passiflora edulis (maracujá azedo) é amplamente utilizada na indústria de sucos e preparações caseiras devido à sua popularidade no país. Já a polpa do Passiflora alata (maracujá doce), também conhecido como maracujá de colher, é consumida in natura.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Fruticultura.

Leia o artigo "Como preparar frutas cristalizadas em casa".

Fonte: revistagloborural.globo.com

Andréa Oliveira 14-03-2019 Agroindústrias

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual para Tornar sua Produção Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.