Cultivo de mandioca para produção de farinha, fécula e polvilho

Para que o cultivo de mandioca seja produtivo, é importante atentar para o clima, o solo, a irrigação, entre outros fatores

Cultivo de mandioca para produção de farinha, fécula e polvilho

Segundo Marney Pascoli Cereda, professora do Curso CPT Cultivo de Mandioca, a mandioca (Manihot esculenta) requer pouco espaço para cultivo, o que permite o seu plantio em quintais. Já a versatilidade do aipim vem do fato de ser consumido de diversas formas, utilizado em várias receitas (inclusive em bolos), oferecido como alimento para animais e processado como farinha, fécula e polvilho (azedo ou doce). Entretanto, para que o cultivo de macaxeira seja produtivo, é importante atentar para o clima, o solo, a irrigação, entre outros fatores.

Clima


Embora a mandioca seja uma planta exigente em luminosidade (pleno sol), ela permite o cultivo em áreas com meia sombra. As regiões com temperatura entre 18°C e 27°C são ideais para o bom desenvolvimento da macaxeira. Já as regiões com temperatura de 15°C não são adequadas para o cultivo de mandioca, pois impactam negativamente na sua germinação. Quanto ao índice pluviométrico anual recomendado, ele deve se manter entre 1.000 milímetros e 1.500 milímetros.

Solo


Os tipos de solo recomendados para cultivar aipim são os arenosos, leves, profundos, permeáveis, férteis, com textura média, boa drenagem e pH em torno de 5 e 6. Já em solos argilosos compactados, o crescimento das raízes é seriamente comprometido, o que torna a produção de mandioca inviável. Entretanto, a macaxeira consegue se desenvolver satisfatoriamente em solos com baixa fertilidade.

Irrigação


São vários os sistemas de irrigação indicados para o cultivo de mandioca. O mais importante é que a lavoura seja adequadamente suprida com água, mas sem exageros. Basta manter o solo úmido. Principalmente na fase inicial de desenvolvimento da mandioca, não pode haver déficit hídrico, caso contrário, pode haver sérias perdas. Por outro lado, quando mais desenvolvida, a macaxeira consegue resistir à estiagem.

Propagação e plantio


A propagação de mandioca ocorre por manivas, com 2,5 centímetros de diâmetro e 25 centímetros de comprimento. O plantio pode ser realizado em covas com 10 centímetros de profundidade. Quando plantadas na horizontal, as manivas formam raízes superficiais, o que aumenta o rendimento e facilita a colheita. O espaçamento mais utilizado é o de 60 centímetros entre plantas.

Colheita


A colheita de mandioca pode ser realizada já no sétimo mês após o plantio das manivas. O mais importante é que as raízes apresentem diâmetro acima de 3 centímetros. Fatores edafoclimáticos e tipos de cultivares escolhidas podem alterar o início da colheita. Após colher o aipim, ele pode seguir para processamento para produção de farinha, fécula ou polvilho (doce ou azedo).

Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria:

Cultivo de Mandioca

Processamento de Mandioca - Polvilho Azedo, Fécula, Farinha e Raspa

Processamento Mínimo de Frutos e Hortaliças

Fontes: Revista Globo Rural & UOV

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 30-03-2021 Agroindústrias

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Guia Básico de Irrigação

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.