Como plantar pimentão

O pimentão é uma das dez hortaliças mais importantes do mercado e é plantado e consumido em todo o país

Esta hortaliça proporciona beleza ao prato, sem deixar de lado seu papel como fonte de vitaminas e nutrientes. Rumy Goto, professora do curso Cultivo de Pimentão em Estufa, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que o pimentão é utilizado como componente do cardápio diário da população, tanto em saladas, refogados e fritos como em temperos para melhorar o aroma e a cor dos alimentos. Além disso, ele possui altos teores de vitaminas A e C. Sua produção é, portanto, um ótimo investimento.

A plantação é feita com sementes. O uso de copos de jornal, papel ou de plástico descartável em sementeiras é uma boa opção, pois as mudas devem ser transplantadas. Para se obter boas mudas, deve-se colocar as bandejas, com as sementes plantadas, em estufas ou viveiros. O transplante ocorre entre 35 e 40 dias após a semeadura.

O cultivo, em regiões de clima temperado, deve ser feito nos períodos menos frios, pois o pimentão gosta de calor e alta luminosidade. Os canteiros devem ser plantados em solo úmidos. O espaçamento ideal é de 1 metro entre linhas e de 50 a 60 centímetros entre plantas.

A adubação deve ser feita a partir da análise química do solo. Em geral, são usadas formulações de adubos químicos (NPK 4-14-8, 4-16-8, 4-30-12) e, em cobertura, adubos ricos em nitrogênio, como ureia, sulfato de amônia e ainda formulações de NPK 20-00-20 e 10-10-10.

A irrigação pode ser feita por aspersão ou gotejamento. O pimentão gosta de água, principalmente no período de floração e desenvolvimento dos frutos, mas cuidado, pois o excesso de regas pode aumentar o risco de doenças.

As plantas devem ser mantidas livres de competição com o mato até 60 dias após o transplante. Ramos e folhas de primeira bifurcação, inclusive flores e/ou frutos, devem ser eliminados. A colheita pode ser iniciada até 100 dias após a semeadura, e se estende por quatro ou cinco meses. A produtividade média é de 35 a 40 toneladas por hectare. Em estufas, a colheita pode demorar até nove meses, mas a produtividade pode aumentar para 150 toneladas por hectare.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 20-01-2012 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.