Como cultivar figo para fazer geleia e compota?

O plantio do figo deve ser realizado em áreas com boa insolação para que a frutífera produza frutos bem doces e de qualidade

Como cultivar figo para fazer geleia e compota?

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de figo da espécie Ficus carica. Quando a figueira é bem manejada, ela é capaz de produzir figos de qualidade ao longo de três décadas. Embora seja uma frutífera de clima temperado, ela se adaptou muito bem ao clima tropical do nosso país. Além de ser consumido in natura, o figo é comercializado como geleia e compota. Inclusive, ambos apresentam excelente demanda no mercado.

Principais variedades


Temos as variedades de figo Ficus carica silvestres (caprifigo), Ficus carica smyrniaca (smyrna) e Ficus carica intermedia (são pedro). Há também as variedades Ficus carica violaceae ou Ficus carica hortensis, ambas cultivadas no Brasil. A mais cultivada com fins comerciais é a roxo-de-valinhos.

Propagação


A propagação do figo ocorre por estaquia com o plantio realizado em local definitivo. Entretanto, para o sucesso do plantio, as estacas devem apresentar 30 centímetros de comprimento e 3 centímetros de diâmetro.

Clima


O plantio de figo deve ser realizado em áreas com boa insolação para que a frutífera cresça vigorosa e produza frutos doces e de qualidade. Além disso, a região de cultivo deve ser suprida com chuvas bem distribuídas. Se necessário, o pomar deve contar com um bom sistema de irrigação para que a planta não sofra déficit hídrico. A figueira tolera temperaturas que podem chegar a 40°C, mas não suporta temperaturas excessivamente baixas nem ocorrência de geadas.

Solo


O solo ideal para cultivar figo deve ser profundo e arenoargiloso, além de apresentar boa carga de matéria orgânica, alta fertilidade e boa drenagem. Quanto ao pH recomendado, ele deve se manter entre 5,6 e 6,8. Se necessário, a acidez deve ser corrigida com calagem. Como as raízes da figueira são superficiais, o solo deve se manter constantemente úmido. Uma forma de evitar déficit hídrico é com um bom sistema de irrigação.

Adubação


A primeira adubação do figo deve ser realizada com 10 gramas de nitrogênio por planta. O mesmo deve ser feito na segunda adubação. Já na terceira adubação, devem ser aplicados 15 gramas de nitrogênio, por planta, e 15 gramas de K2O por planta. O mesmo vale para a quarta adubação. Sem falar da adubação na área de projeção da copa da figueira e da adubação anual com oito quilos de composto orgânico por planta.

Colheita


A primeira colheita de figo começa um ano após o plantio. Normalmente, o processo é realizado de maio a novembro. Para colher figos frescos, os frutos devem ser colhidos quando apresentarem a coloração arroxeada. Já para colher figos verdes, os frutos devem apresentar o ostíolo com coloração rosada.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas

Produção de Mudas Frutíferas

Como Tornar Seu Sítio Lucrativo

Fonte: globo.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 22-07-2021 Agroindústrias

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.