Aumente a renda familiar com polpa de frutas

Produzir polpa de fruta é uma atividade rentável, dinâmica e sustentável

Aumente a renda familiar com polpa de frutas

Fazer polpa de frutas é uma atividade rentável e dinâmica. Com baixo investimento e rápido retorno, o processamento é uma forma sustentável de aproveitar e estocar o excedente de frutas produzidas na safra, para serem comercializadas na entressafra, o que aumenta a renda familiar”, ressalta Raimundo Camelo Mororó, especialista em processamento de alimentos e professor do Curso CPT Como Montar Uma Pequena Fábrica de Polpas de Frutas.

Seleção das frutas


Após encontrar os melhores fornecedores do mercado, que oferecem qualidade e bons preços, o passo seguinte é selecionar as frutas. Nem todas são recomendadas para produção de polpas, como banana e maçã, pois ambas tendem a escurecer. Entretanto, com algumas técnicas, é possível fazer um mix com polpas de banana, mamão e maçã, sem que escureçam.

As frutas ideais para polpas congeladas são as seguintes: manga, goiaba, acerola, abacaxi, maracujá, graviola, morango, cupuaçu, açaí, caju, cajá, framboesa, pêssego, tamarindo, melão, melancia, amora, kiwi, pitanga, uva, limão, tangerina, entre tantas outras.

Processamento das frutas

A higienização das frutas deve ser feita com hipoclorito de sódio com submersão por 15 minutos. Após esse tempo, as frutas devem ser lavadas com água corrente para eliminar, por completo, resquícios do produto sanitizante. Assim que forem secas, elas devem ser descascadas ou cortadas antes de passarem pelo processador de alimentos ou liquidificador industrial. No processamento das frutas, em hipótese alguma deve ser adicionada água. As polpas devem ser concentradas.

Congelamento e envase da polpa


Nessa etapa, as polpas devem ser colocadas em saquinhos para passarem por processo de congelamento. É importante remover todo ar da embalagem antes de lacrá-la. Para melhores resultados, deve-se investir em uma máquina de embalagem a vácuo. Dessa forma, garante-se a total remoção do ar na polpa embalada. Esta é uma forma de aumentar a durabilidade do produto independentemente de ser congelado.

Validade do produto


Outra orientação é inserir a data de fabricação e o prazo de validade na embalagem. Geralmente, quando as polpas de frutas são devidamente lacradas e armazenadas no congelador, sua durabilidade pode se estender a dois anos. Salvo a polpa de maçã, que escurece após certo tempo. Nesse caso, o prazo de validade é de seis meses. Uma dica para evitar o escurecimento da polpa de maçã é adicionar suco de limão na etapa de processamento.

Divulgação da marca


Com as polpas de frutas congeladas, etiquetadas e prontas para comercialização, o próximo passo é divulgar a marca. Criar uma marca atrativa, direcionada a produtos orgânicos, por exemplo, é um bom começo. Com isso, agrega-se valor ao produto, o que aumenta a rentabilidade dos negócios. Divulgar nas redes sociais, ou mesmo visitar lanchonetes e distribuidoras de polpas de frutas aumenta a visibilidade da marca no mercado. Oferecer algumas mostras dos produtos também é uma boa estratégia de marketing.

Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria.

Leia o artigo "Maracujá: fruta versátil da qual tudo se aproveita."

Fonte: montarumnegocio.com

Por Andréa Oliveira.

 

Andréa Oliveira 31-01-2020 Agroindústrias

Faça já o Download Grátis

Download brinde Como Iniciar seu Negócio

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.