Aproveitamento da água de chuva no meio rural

O armazenamento utilizando a cisterna garante água em tempos de seca

Água de boa qualidade é vital. Normalmente a população que reside na cidade possui água tratada. Entretanto, no meio rural ou em comunidades distantes dos centros urbanos, esse benefício se torna difícil. Daí surge a necessidade de uma participação das pessoas para garantir a qualidade da água.

Em locais secos é comum o aproveitamento das águas de chuvas para o consumo humano e animal. O recolhimento das águas é feito através da utilização da cisterna para o armazenamento, garantindo água em tempos de seca.

A cisterna consiste em um reservatório protegido, na forma de caixa d'água, que acumula a água da chuva captada da superfície dos telhados. A água é interceptada pelo telhado e conduzida até uma calha instalada em seu beiral e, a partir daí, é conduzida em uma tubulação fechada até a cisterna, onde fica armazenada. Deve-se utilizar uma tubulação de descarga para desviar as primeiras águas de chuva para fora da cisterna a fim de evitar a entrada de águas contaminadas.

Existem diversos tipos de cisternas para coletar a água da chuva. O tipo colonial é o mais usado, podendo ser enterrado ou superficial . As cisternas enterradas são construídas abaixo do nível do solo. Essa construção pode ser feita através de escavações, porém ela normalmente é possibilitada por um desnível natural do terreno. O processo de captação é semelhante ao já descrito, mas o fornecimento da água para a residência é feito através de bombeamento.

As cisternas superficiais são feitas sobre o solo, exigem menor quantidade de mão-de-obra e são mais fáceis de serem construídas. Além disso, o abastecimento de água nas casas é favorecido devido à influência da gravidade. Entretanto, essas cisternas exigem mais cuidado na construção das paredes, pois elas devem ser mais reforçadas para aguentar a pressão lateral causada pela água armazenada.

Segundo Francisco Cecílio Viana, professor do curso Tratamento de Água no Meio Rural, produzido pelo CPT - Centro de Produção Técnicas, as cisternas subterrâneas requerem maior mão-de-obra para a construção e normalmente necessitam de bombas para fazer o abastecimento de água, porém elas não carecem de paredes reforçadas, pois o próprio solo se encarrega de oferecer a resistência necessária.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 16-01-2012 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.