Aprenda um pouco mais sobre cachaça orgânica

No processo de produção de cachaça orgânica, a cana é lavada e passa por moagem, decantação e fermentação.

A cachaça orgânica é produzida a partir da destilação do caldo de cana orgânica fermentado

Aprenda um pouco mais sobre cachaça orgânica

"A cachaça é apreciada por pessoas de diferentes classes sociais, tanto no Brasil como no exterior. Quando obtida a partir do cultivo orgânico da cana-de-açúcar, seguindo padrões de qualidade em seu processo, é agregado maior valor de mercado à bebida, já que é livre de aditivos e agrotóxicos", afirma Marcos Vacaro, professor do Curso a Distância CPT Produção de Cachaça Orgânica em Livro+DVD e Online.

Vantagens da cachaça orgânica

A cachaça produzida com cana orgânica é muito mais saudável e benéfica à saúde, pois não apresenta elementos químicos nem resíduos tóxicos. Sem falar que, ao comprar a bebida orgânica, o consumidor estará contribuindo com o sistema sustentável de produção. Além disso, ela é mais saborosa que a cachaça tradicional, com um diferencial que a torna um produto único no mercado.

Como o sabor da orgânica é mais intenso, o público que a consome pertence a classes mais elevadas, que apreciam a boa bebida e não se importam de pagar mais caro pelo produto. Muitos chefs da gastronomia nacional e internacional a utilizam em pratos refinados, tendo em vista a qualidade da bebida orgânica.

Processo de produção

A cachaça orgânica é produzida a partir da destilação do caldo de cana orgânica fermentado. Apenas parte do destilado vira o "coração" da bebida, ou seja, a cachaça propriamente dita. Já o "rabo" da cachaça segue para as indústrias de combustíveis (etanol) e para a fabricação de produtos de limpeza.

No processo de produção de cachaça orgânica, a cana é lavada e passa por moagem, decantação e fermentação. Finalmente, a bebida orgânica é armazenada em tonéis de madeira para envelhecimento.

Cachaça orgânica ou convencional?

Qual a melhor, cachaça orgânica ou convencional? Orgânica, é claro! Simplesmente pelo fato de ser feita com matéria-prima autenticamente orgânica. A cana colhida no sistema orgânico dispensa a prática de queimadas, o que torna a produção sustentável. Além disso, na fermentação, é utilizado limão orgânico como substituto do ácido sintético.

A cachaça convencional (industrial) usa cana produzida na agricultura tradicional, que emprega adubos químicos e defensivos agrícolas. O processo de produção usa elevados níveis de compostos químicos para conservar a bebida, o que não é nada benéfico à saúde humana.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Agroindústria.

Fonte: thiagoorganico.com

Andréa Oliveira 21-06-2018 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.