Agricultores investem na produção de temperos frescos

Agricultores investem na produção de temperos frescos. Orégano, tomilho, alecrim, manjericão, manjerona, sálvia, louro, é uma gama de variedades dos mais diversos aromas e sabores.

Em São Paulo, agricultores investem na produção de temperos frescos, como orégano, tomilho, alecrim, manjericão, manjerona, sálvia, louro

Agricultores investem na produção de temperos frescos

Em Cabreúva - SP, agricultores investem na produção de temperos frescos. Orégano, tomilho, alecrim, manjericão, manjerona, sálvia, louro, é uma gama de variedades dos mais diversos aromas e sabores. Uma boa notícia é que o mercado tem ótima saída por esses produtos, principalmente por parte dos consumidores que buscam alimentos frescos, que conservam suas características como se ainda estivessem plantados.

Segundo o produtor Laurent Serrigny, a principal vantagem de se produzir temperos frescos é que os consumidores podem saborear o frescor do aroma e do sabor. Bem diferente dos temperos desidratados, que podem perder parte dessas qualidades durante o processo de desidratação, ainda que seja feito da forma adequada.

Na sua propriedade, a produção é realizada em duas áreas. Uma específica para as mudas, próprias para serem cultivadas em casa e, por isso, comercializadas em vasos.  O processo utiliza o método de inundação - irrigação da planta pela raiz. O principal benefício é impedir o ataque de fungos.  A fibra de coco dos vasos serve como substrato para os temperos por até 12 meses.

Outra área é voltada ao cultivo hidropônico, que permite "produzir os temperos, sem contaminantes nem resíduos de agrotóxicos, mas com alto teor de aroma e sabor, o que atende às exigências dos consumidores", afirma Jose Damião de Jesus Filho, professor do Curso a Distância CPT Hidroponia de Plantas Medicinais e Condimentares, disponível .

Na hidroponia, a planta não entra em contato com o solo e se desenvolve na água, de onde retira os nutrientes necessários para o seu pleno desenvolvimento. Segundo José Damião, professor do Curso a Distância CPT Hidroponia - O Cultivo sem Solo, disponível , a técnica é perfeita para ser aplicada em pequenas propriedades, em uma produção mais intensiva, e pode ser empregada em locais com sérias restrições à agricultura.

No mercado, os temperos frescos podem ser comercializados por grama - R$ 7,00 por 30 gramas. Ou ainda vendidos em vasinhos - a unidade pode chegar a R$15,00 ou mais, dependendo da região. Embora os preços sejam mais caros que os dos temperos convencionais, a qualidade do produto faz valer a pena.

Fonte: Canal Rural.

Andréa Oliveira 05-04-2017 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.