Vantagens da agricultura orgânica

Vantagens da agricultura orgânica. O cultivo segundo os princípios da agricultura orgânica tem o principal objetivo de produzir em harmonia com a natureza.

Com o surgimento de novas tecnologias na área, muitos agricultores passaram a implantar a agricultura orgânica em suas propriedades e alcançaram boa lucratividade

Vantagens da agricultura orgânica

O consumidor brasileiro tem mudado seus hábitos alimentares e, nos últimos anos, busca produtos saudáveis, livres de toxinas ou químicas. Dessa forma, os produtores rurais passaram a desenvolver formas de cultivo e criação de animais dentro do sistema de produção orgânica. Com o surgimento de novas tecnologias na área, muitos agricultores passaram a implantar a agricultura orgânica em suas propriedades e alcançaram boa lucratividade.

Segundo os professores Joe Carlo Viana Valle e Clevane Ribeiro Pereira Valle, do Curso CPT Como Tornar sua Fazenda Orgânica, a busca pela saúde e qualidade de vida fez dos produtos orgânicos os mais procurados e valorizados pelo mercado. Por isso, tornar-se um produtor de alimentos orgânicos, hoje em dia, é sinônimo de sucesso. Portanto, vale à pena investir nesse sonho!

Entretanto, para que haja rentabilidade na produção orgânica, além de muito trabalho, é preciso tempo, principalmente se o produtor estiver mudando o seu sistema de produção para o orgânico. Em geral, o retorno vem em 3 anos conforme a cultura implantada. É bom ressaltar que o cultivo orgânico requer mais complexidade das atividades, mas os produtos ganham maior valor no mercado (cerca de 30% a mais do que os convencionais).

Inicialmente, os custos com a produção orgânica são mais altos quando comparados ao sistema convencional. Mas com o passar do tempo, o sistema se equilibra, o que proporciona ao produtor uma significativa redução nos custos - inclusive abaixo do sistema convencional.

Além disso, "a agricultura natural é um sistema de exploração agrícola que se fundamenta no emprego de tecnologias alternativas, em obediência às leis da natureza, de maneira a preservar o ecossistema, promovendo a harmonia e a prosperidade dos seres humanos e de todos os tipos de vida", ressaltam os professores Shiro Miyasaka, Kunio Nagai e Newton S. Miyasaka, do Curso CPT Agricultura Natural.

Em outras palavras, o cultivo segundo os princípios da agricultura orgânica tem o principal objetivo de produzir em harmonia com a natureza - ambientalmente correto, socialmente justo, economicamente viável e culturalmente aceito.

Além de todas as vantagens acima citadas, a agricultura orgânica:

->Possibilita o contínuo aporte de fitomassa (mantém ou eleva o teor de matéria orgânica no solo);->Auxilia na recuperação do solo degradado (preparo biológico do solo);->Reduz a população de ervas invasoras (efeito supressor);->Aumenta a disponibilidade de macro e micronutrientes no solo;->É fonte de energia para os organismos do solo (determina a atividade e população de microrganismos existentes no solo);->É isenta de todo e qualquer elemento químico nocivo à saúde humana e animal.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Portal Orgânico e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 21-03-2016 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.