Programa da Sead beneficia agricultores familiares

Programa da Sead beneficia agricultores familiares . Com o bom andamento do PNFC, no ano passado, o Fundo de Terras da Reforma Agrária alcançou um retorno de R$ 200 milhões.

O Programa da Sead possibilita o trabalho do produtor rural em busca da sua autossuficiência dos agricultores familiares

programa-da-sead-beneficia-agricultores-familiares-industria-rural

Para que agricultores familiares possam financiar imóveis rurais, a Sead - Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento, instituiu um programa que já ajudou mais de 800 famílias rurais do país. Trata-se do PNCF - Programa Nacional de Crédito Fundiário, que possibilita o trabalho do produtor rural em busca da autossuficiência e do sucesso da agricultura familiar.

Com o bom andamento do PNFC, no ano passado, o Fundo de Terras da Reforma Agrária alcançou um retorno de R$ 200 milhões - de fato, um excelente resultado da grande iniciativa da Sead. Inúmeros são os benefícios do programa, como oferta de recursos necessários para a melhoria da infraestrutura básica e da unidade produtiva da propriedade rural, além do desenvolvimento de projetos comunitários de produção no semiárido e recuperação do meio ambiente.

Mas para obter crédito e receber os recursos do PNFC, os agricultores rurais devem alcançar boa produtividade em suas terras. Isso porque eles precisam aumentar a produção para conseguirem pagar o crédito. É importante lembrar que tudo é acordado em contrato de financiamento - com vigência de 20 anos e 3 anos de carência. Este benefício tem o objetivo de facilitar o pagamento da primeira parcela do fundo.

Além disso, o programa da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento tem garantido aos agricultores familiares a capacitação de qualidade. Isso é possível graças à assistência técnica oferecida regularmente aos produtores. A formação adequada, por meio de informações atualizadas e técnicas inovadoras, permite que os produtores compreendam a realidade na qual estão inseridos para que possam modificá-la quando necessário.

Para receber os recursos do crédito, basta ser agricultor familiar e preencher os requisitos determinados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário - dentre eles, não ter sido beneficiado por outro programa da Reforma Agrária nem ser servidor público. Além disso, os agricultores beneficiados do PNCF podem aderir ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

O PNCF segue três linhas a saber:

->Direcionada a agricultores familiares jovens (direito à primeira terra);->Voltada a trabalhadores com renda baixa (combate à pobreza);->Sucessão e consolidação da agricultura familiar (combate à pobreza rural).

Fonte: Canal Rural.

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Agricultura.

Andréa Oliveira 08-03-2017 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.