Cuidados essenciais no plantio de quiabo orgânico

Para plantar quiabo orgânico, o solo ideal deve apresentar boa drenagem e alta fertilidade, além de boa carga de matéria orgânica

Cuidados essenciais no plantio de quiabo orgânico

O quiabo (Abelmoschus esculentus) é uma hortaliça amplamente cultivada no Brasil. Capaz de alcançar dois metros de altura, o quiabeiro produz frutos imaturos com pequenas sementes brancas. Além do cultivo tradicional, é possível realizar o seu cultivo orgânico, que garante quiabos livres de agrotóxicos, muito mais saborosos e nutritivos. Seu plantio pode ser feito em canteiros, ou em vasos e jardineiras, contanto que conduzido com podas.

Clima e época de plantio


Hortaliça típica de clima tropical, o quiabo requer temperaturas acima de 20°C para que seus frutos se desenvolvam bem. Em regiões com temperaturas baixas ou que sofrem oscilações, o cultivo de quiabo deve ser realizado em estufas, onde a temperatura e a umidade relativa do ar são controladas. Quanto à época de plantio, o quiabeiro pode deve ser plantado nas estações primavera e verão.

Hidratação das sementes e transplante


Antes do plantio de quiabo, as sementes devem ser hidratadas, por 24 horas, pois quando secas, demoram 14 dias a mais para germinarem mesmo em boas condições climáticas. “O transplante das mudas para local definitivo deve ser realizado no momento em que o quiabeiro alcançar 10 cm a 15 cm de altura” explica Joe Carlo Viana Valle, professor do Curso CPT Como Tornar sua Fazenda Orgânica.

Solo e espaçamento de plantio


Para plantar quiabo, o solo ideal deve apresentar boa drenagem e alta fertilidade, além de boa carga de matéria orgânica. Os solos do tipo arenoso e argiloso, com pH entre 6 e 6,5 são perfeitos para cultivar quiabo. Nos canteiros, o espaçamento para plantio deve respeitar as distâncias de 30 cm a 40 cm (entre plantas) e 1,2 m (entre linhas).

Adubação orgânica


Cerca de 30 dias antes do plantio, o solo deve ser adubado com esterco curtido de curral, composto orgânico ou húmus de minhoca. A quantidade de adubo orgânico a ser aplicada depende de alguns fatores, como clima e solo. Para isso, é importante consultar um engenheiro agrônomo, pois o uso de fertilizantes orgânicos em excesso potencializa o desenvolvimento vegetativo do quiabeiro, o que dificulta o controle fitossanitário e a colheita.

Cuidados na irrigação


No cultivo de quiabo, o solo deve permanecer úmido. Para isso, o sistema de irrigação por gotejamento é o mais recomendado. Entretanto, em produção de ampla escala, o sistema de irrigação por aspersão apresenta melhores resultados. O mais importante é evitar que a planta sofra déficit hídrico.

Época da colheita


A colheita de quiabo ocorre após 60 dias do plantio quando as cápsulas ganham um verde intenso brilhante. No processo, corta-se o caule com o auxílio de uma tesoura. Como o quiabo apresenta pilosidade, que pode causar coceiras, sugere-se o uso de luvas.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica:

Como Tornar sua Fazenda Orgânica

Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino

Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce

Fonte: Ciclo Vivo

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 17-10-2020 Agricultura Orgânica

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual para Tornar sua Produção Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.