Aprenda a fazer repelente orgânico para horta caseira

Aprenda a fazer repelente orgânico para horta caseira. Além de simples e fácil preparo, o preparo não é tóxico nem coloca em risco a saúde humana.

Além de simples e fácil preparo, o repelente orgânico não é tóxico nem coloca em risco a saúde humana

Aprenda a fazer repelente orgânico para horta caseira

O repetente orgânico afasta lagartas, vaquinhas e cochonilhas da horta. Além de simples e fácil preparo, ele não é tóxico nem coloca em risco a saúde humana. Eficiente e ecologicamente correto, a solução é preparada em casa, até mesmo por pessoas sem muita habilidade em horticultura. É importante ressaltar que outros cuidados devem ser tomados em relação à horta caseira - como a inspeção rotineira das hortaliças, legumes e demais espécies do canteiro, assim como a utilização de adubo orgânico rico em nutrientes.

Com isso, você obtém excelentes resultados e todas as hortaliças e legumes - alface, azedinha, espinafre, rúcula, agrião, salsinha, cebolinha, coentro, cenoura, nabo, rabanete, ganharão vigor e sabor. Afinal, não há nada mais saboroso do que vegetais orgânicos produzidos em casa. Com pouco espaço e sem muito esforço, você consegue produzir grande variedade de hortaliças para consumo próprio, ou ainda para amigos, vizinhos e parentes.

Segundo João Tessarioli Neto, professor do Curso a Distância CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo, disponível , além de ser muito importante para a saúde, a horta caseira reduz os gastos com hortaliças em feiras livres, quitandas, varejões e supermercados - assim como proporciona às pessoas maior contato com a natureza durante todo o processo de produção.

Siga as dicas abaixo para sua horta ficar bonita e saudável o ano todo:

->Prepare o terreno antes de plantar os vegetais - para isso, use um bom adubo orgânico que garanta os nutrientes necessários à planta;

->Umedeça o terreno para receber as mudas - não encharque o solo para que as raízes não apodreçam e para evitar o surgimento de fungos;

->As regas devem ser na medida certa - penetre um palitinho no solo para ver se a terra está muito úmida (se o palito sair com terra grudada, o solo está com umidade suficiente e, portanto, não será necessário irrigar a horta);

->Faça inspeções frequentes, para ver se há insetos ou lagartas nas hortaliças e legumes - se houver, apanhe-os com as mãos (ovos de borboleta na face inferior das folhas também devem ser eliminados);

->No caso de lagartas, vaquinhas e cochonilhas em maior número na horta, faça uma calda repelente à base de pimenta e fumo.

Como fazer calda repelente à base de pimenta e fumo:

Em um recipiente próprio, misture 50 gramas de fumo, 50 gramas de pimenta e 1 litro de álcool. O preparo deve ficar em repouso por, no mínimo, sete dias. Após esse período, junte à mistura 250 gramas de detergente - diluído em 10 litros de água. Passe por uma peneira bem fina ou coador de pano. Coloque o repelente em um borrifador e pulverize as plantas. Conforme as pragas vão desaparecendo, as pulverizações devem ser reduzidas - até que não sejam mais necessárias.

Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Horticultura.

Fonte: Revista Globo Rural.

Andréa Oliveira 18-07-2016 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.