4 cuidados essenciais ao fazer uma horta orgânica

Para hortaliças livres de agrotóxicos, bem mais nutritivas e saborosas, é importante realizar a adubação orgânica da horta

4 cuidados essenciais ao fazer uma horta orgânica

“Com pouco espaço, é possível fazer uma horta orgânica, com hortaliças em variedade e quantidade suficientes para toda a família. A produção caseira não tem a preocupação constante com a produtividade e a lucratividade, mas tem a garantia de qualidade, variabilidade e segurança dos produtos orgânicos”, ressalta Jacimar Luis de Souza, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção.

Local ideal

O local ideal para a horta orgânica deve garantir condições favoráveis ao bom desenvolvimento das hortaliças. Para isso, a área de implantação deve receber luz direta, pelo menos, 6 horas por dia. Vale destacar que para crescerem com vigor, os vegetais orgânicos devem receber pleno sol e não apenas luminosidade. Além disso, eles devem ser cultivados em área com boa ventilação.

Variedades de hortaliças


De acordo com o espaço disponível para a horta, são inúmeras as variedades de hortaliças a serem escolhidas. Dentre elas, as hortaliças condimentares, como orégano, tomilho e manjericão, que se adaptam muito bem em áreas internas e externas. As hortaliças folhosas, como couve, rúcula e alface, que são fáceis de manejar e podem ser cultivadas em vasos, jardineiras e canteiros.

Fora as hortaliças tuberosas, como cenoura, beterraba e batata, que podem ser cultivadas em jardineiras e canteiros, e os legumes, como abobrinha, pepino e jiló, que exigem uma área maior e devem ser plantados em canteiros. Alguns deles, inclusive, necessitam de tutoramento, como chuchu e tomate.

Adubação orgânica


Para hortaliças livres de agrotóxicos, bem mais nutritivas e saborosas, é importante realizar a adubação orgânica, com fertilizantes caseiros, de fácil preparo. Se a opção forem cascas de ovos, elas devem ser lavadas e secas à sombra. Depois, basta triturá-las finamente no liquidificador e usá-las como adubo na horta orgânica, pois são fontes de cálcio, magnésio e potássio.

No caso da borra de café, ela deve ser usada imediatamente após esfriar, pois mofa. Basta aplicar nas hortaliças na seguinte proporção: uma parte de borra para 20 partes de terra. Outro adubo orgânico excelente é o húmus de minhoca, aplicado diretamente nos vasos, jardineiras e canteiros.

Inseticidas caseiros


Controlar pragas em hortas orgânicas é um desafio, pois não podem ser utilizados defensivos químicos. Felizmente, alguns inseticidas caseiros cumprem muito bem o papel de afastar esses inimigos das hortaliças. O alho é um deles! Basta bater no liquidificador dez dentes de alho em meio litro de água. Após descansar por 24 horas, basta coar, diluir em 3 litros de água e pulverizar nas hortaliças para afastar cochonilhas.

Outro potente inseticida caseiro é a pimenta. Basta bater no liquidificador 10 pimentas do tipo malagueta (ou outra pimenta forte) em meio litro de água. Após descansar por 12 horas, basta coar, diluir em 250 mililitros de água e pulverizar nas hortaliças para afastar lagartas e pulgões.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica:

Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção

Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-Flor e Repolho

Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce

Fonte: Petz

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 27-10-2020 Agricultura Orgânica

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual para Tornar sua Produção Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.