Centro de Produções Técnicas


Passo a passo para defumar salmão em casa

O salmão é um peixe versátil e de sabor inigualável – presente na culinária mundial, mais especificamente na cozinha japonesa

Passo a passo para defumar salmão em casa

O salmão é um peixe versátil e de sabor inigualável – presente na culinária mundial, mais especificamente na cozinha japonesa. Grelhado, frito, assado, cru ou defumado – esse saudável peixe é rico em ômega-3, ácidos graxos, vitaminas do Complexo B, vitaminas A, C e D, além dos minerais Cálcio, Ferro, Magnésio e Potássio. Portanto, ele é um alimento com alto valor nutritivo, essencial para a manutenção da boa saúde do organismo.

Que tal aprender a fazer salmão defumado em casa? Vamos ao passo a passo do preparo?

Passo 1: Escolha dos ingredientes

->1000 g de salmão fresco;
->600 g de sal grosso (triturado);
->300 g de açúcar;
->Ervas finas (a gosto);
->Verbena citronnele (a gosto);
->Pimenta-do-reino (a gosto);
->Gengibre (a gosto);
->50 ml de vinho branco seco;
->Raspas de limão (a gosto).

Passo 2: Cura do salmão

Misture o sal ao açúcar e passe nos dois lados da carne. Adicione a pimenta-do-reino, o gengibre, o zest de limão (raspas) e, por fim, o vinho. Reserve as ervas finas e a verbena (utilizadas na defumação). Espalhe bem em todo o peixe e coloque em vasilha hermeticamente fechada. Leve à geladeira para curar. Quanto mais tempo na cura, mais água o salmão perde e mais sequinho o peixe fica. Em geral, dois dias na geladeira já são o bastante.

Passo 3: Lavagem do peixe

Após terminado o tempo de cura da carne, retire o peixe da geladeira e escorra o excesso de líquido. Lave o salmão em água corrente e enxugue-o em papel-toalha para que não fique resquício de água. Nessa etapa, o peixe já está pronto para ser servido – só que não defumado. Para a defumação, vamos ao passo seguinte.

Passo 4: Defumação da carne

Use uma panela com grade e tampa – pode ser as que são usadas para fazer carnes e legumes no vapor. Coloque a panela em fogo alto e deixe esquentar bem. Jogue as ervas finas e a verbena – assim que sair fumaça, desligue o fogo. Coloque o salmão na grelha e tampe. Deixe uns 30 minutos na fumaça. Repita o processo, pelo menos, 3 vezes, para defumar bem a carne. Além de ganhar sabor bem característico da fumaça de ervas, a defumação conserva a carne do salmão.

Segundo Newton de Alencar, professor do Curso a Distância CPT Produção de Defumados, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, o processo de defumação retira o excesso de umidade da carne e reduz a atividade dos microrganismos, aumentando o seu período de conservação.

Fonte: Gourmet Glutão.


Deixe Um Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário