Como fazer embutidos de qualidade

Muitos não sabem como fazer embutidos de qualidade; para isso, é preciso obter a matéria-prima de fornecedores idôneos, com reconhecido valor no mercado.

O padrão de qualidade dos embutidos depende da carne obtida dos fornecedores, além de outros importantes fatores

Como fazer embutidos de qualidade

Fazer embutidos é uma tradição dos imigrantes italianos e alemães como meio de conservação da carne. Os mais comuns são elaborados com carne de porco, mas existem também os que são feitos com carne de carneiro, de boi e de frango. Os embutidos possuem grande aceitação no mercado e, por isso, podem se tornar uma alternativa de negócio bastante rentável.

Segundo o professor Newton Alencar, do Curso CPT Produção de Embutidos, para ser um produtor de embutidos, não é necessário ser um criador de animais, basta obter a matéria-prima diretamente da fonte, contanto que os fornecedores garantam a qualidade de seus produtos.

Água - garante maciez e suculência aos embutidos

Ao elaborar os embutidos cozidos, o acréscimo de água tem a função de garantir a maciez e a suculência da carne. No processo de emulsificação, a água congelada diminui a temperatura, facilitando a operação. Mas atualmente, com o avanço tecnológico, o gelo foi substituído por plasma congelado em flocos devido à sua maior eficiência.

Leite em pó e proteína de soja - garantem estabilidade à emulsão

Tanto o leite em pó como a proteína texturizada de soja são denominados ligadores, pois fornecem à emulsão estabilidade. Além disso, melhoram o sabor e o aroma dos embutidos, promovem o rendimento do produto e diminuem os custos de produção.

Bioprotetores - aumentam a vida de prateleira

O Lactobacillus alimentarius é um bioprotetor que, ao ser adicionado aos embutidos, aumenta a sua vida de prateleira. Ele possui ação antimicrobiana contra microrganismos gram-negativos, além de diminuir o potencial redox.

Cloreto de sódio e açúcares - promovem cura e conservação da carne

Ingredientes como cloreto de sódio (sal), nitratos, fosfatos e açúcares promovem a cura da carne dos embutidos, além de agirem como elementos de conservação.

Glutamato monossódico e especiarias - aprimoram o sabor da carne

Condimentos como glutamato monossódico, alho, cebola, pimenta e cravo aprimoram o sabor da carne dos embutidos. Muitos também utilizam sementes de mostarda, erva-doce e cominho em pó.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Cursos CPT.

Andréa Oliveira 29-06-2015 Processamento de Carne

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.