Centro de Produções Técnicas


Ideias inovadoras para decorar o quintal

Não apenas os jardins verticais são utilizados para decorar o quintal, como também a horta de escada e a bica de PVC

Ideias inovadoras para decorar o quintal

Jardins verticais ou paredes verdes são uma técnica moderna de paisagismo, cada vez mais difundida no Brasil e no mundo. Além de tornarem o ambiente muito mais aprazível e acolhedor, eles são perfeitos para espaços pequenos, como varandas e quintais”, afirma Eduardo Elias Silva dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Jardins Verticais – Implantação e Manutenção, em Livro+DVD e Online, da Área Jardinagem e Paisagismo.

Não apenas os jardins verticais são utilizados para decorar o quintal, como também a horta de escada, a bica de PVC, os potinhos e as garrafinhas de vidro e os paletes de madeira. Além de agregar beleza ao local, esta é uma forma sustentável de reciclar alguns materiais.

Escadinha de madeira

A escadinha de madeira é uma opção criativa como suporte para vasinhos e enfeites. Aberta, ela serve de prateleira móvel onde você pode formar uma minihorta ou mesmo um minijardim. Além dos vasinhos coloridos e cachepôs, use canecas e garrafinhas customizadas, pequenos regadores, casinhas de madeira, gaiolas em miniatura, assim como sapinhos e abelhinhas de cerâmica.

Bica de PVC

O som de uma pequena cascata em seu quintal traz ao espaço o frescor e a tranquilidade da natureza. Além de relaxante, a bica de PVC ajuda na climatização do ambiente. Recomendamos canos com tonalidade cobre, pois o efeito é surpreendente. Para caprichar ainda mais na decoração, incorpore vasinhos e cachepôs com plantas variadas. Não se esqueça das pedrinhas próprias para jardim!

Potinhos e garrafinhas de vidro

Além dos potinhos de geleia, as garrafinhas de vidro podem dar um toque todo especial ao ambiente. Basta enrolar cordas de sisal na borda de cada pote ou garrafa para pendurá-los em locais específicos. Se você tiver talento para pintura, decore os vidrinhos com desenhos florais. Dê um toque extra com velas de formatos diferentes ou luzinhas pisca-pisca. Ao anoitecer, o efeito das luzes trará ainda mais beleza ao seu quintal.

Paletes de madeira

Os paletes de madeira, bastante utilizados em depósitos, viram bancos e sofás rústicos. Use e abuse da criatividade com almofadas coloridas e colchas confeccionadas artesanalmente. Para um acabamento mais refinado, lixe e envernize a madeira – se preferir pinte com a cor de sua preferência. O resultado será incrível! Com o mínimo de investimento, seu quintal dará um show.

Fonte: Revista Globo Rural.

Confira o artigo “A importância de se proteger as nascentes” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Deixe Um Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário