Como será a primavera 2016 nas regiões do país

Como será a primavera 2016 nas regiões do país. A boa notícia é que, nesse ano, algumas regiões serão mais favorecidas em relação à primavera 2015.

No último dia 23 de setembro, entramos na primavera 2016, mas o que esperar dessa estação nas regiões do país?

Como será a primavera 2016 nas regiões do país

A forma como o sol atinge a terra em determinado período do ano indica em que estação estamos: primavera, verão, outono e inverno. No último dia 23 de setembro, entramos na primavera 2016 - pois o Brasil está localizado no hemisfério Sul. Mas para os países que estão no hemisfério Norte, e estação das flores começa no dia 22 de março - com término em 21 de junho.

Em geral, cada estação do ano dura três meses. No caso da primavera, que iniciou em 23 de setembro, a estação vai até 21 de dezembro para dar lugar ao verão - assim ocorre com as demais estações - mudam trimestralmente. Dentre as quatro estações do ano, a primavera merece destaque, pois é a mais bela e florida - rica em cores e aromas.

Além das paisagens idílicas da estação - quando florescem orquídeas, jasmins e violetas, temos na primavera temperaturas mais amenas. Entretanto, com as mudanças climáticas dos últimos tempos, a tendência é que as temperaturas oscilem entre frio e calor em algumas regiões do país.

A boa notícia é que, nesse ano, algumas regiões serão mais favorecidas em relação à primavera 2015. Um exemplo é o que pode ocorrer com o Centro-Norte do território brasileiro - a safra desse ano espera um clima mais propício, para a sorte dos agricultores da região.

Região Norte

No Norte, as chuvas chegam mais cedo que o ano passado, com índice pluviométrico acima do normal no Pará e no Tocantins. Já em Rondônia, no Acre, no Amazonas, em Roraima e no Amapá a chuva virá conforme o esperado. Quanto ao calor, este será menos rigoroso em relação às altas temperaturas em 2015.

Região Sul

No Sul, o índice pluviométrico será abaixo da média - sobretudo em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, ao contrário do que aconteceu na primavera 2015 (muitas chuvas devido ao El Niño). Mas não é preciso se preocupar, pois não haverá seca extrema, e sim, chuvas esparsas. As ondas de frio chegarão tardiamente e o calor será constante em dezembro.

Região Centro-Oeste

Em Goiás, no Mato Grosso e no Distrito Federal, as chuvas chegarão persistentes e com intensidade acima da média. Isso reduzirá o calor, que virá com menor intensidade em relação ao ano passado. Portanto, as estimativas para o Centro-Oeste são bastante promissoras aos brasileiros.

Região Sudeste

As previsões são favoráveis para o Sudeste - chuvas acima da média nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já em São Paulo o índice pluviométrico será conforme o esperado, mas com chuvas distribuídas de forma irregular. Nos dias iniciais da primavera, haverá pequenos períodos de frio e calor. Em dezembro, assim que as ondas de frio acabarem, virão fortes chuvas - o que irá amenizar o calor.

Região Nordeste

A região Nordeste também terá chuvas acima do normal, sobretudo no Maranhão, no Piauí e na Bahia. No litoral, a precipitação permanece na média, mas ocorrerá com maior regularidade entre novembro e dezembro. Quanto ao calor, este será contínuo e além do esperado - especialmente em Pernambuco e na Bahia.

Fontes: Canal Rural e Brasil Escola.

Confira os Cursos a Distância da Área Meio Ambiente.

Andréa Oliveira 29-09-2016 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.