Atitudes sustentáveis para preservar o meio ambiente

Atitudes sustentáveis para preservar o meio ambiente. Devemos entender e aceitar que somos uma cadeia dinâmica onde cada ser possui um papel importante para a manutenção e a continuidade da vida.

Torne suas atividades diárias uma forma sustentável de preservar o meio ambiente e economize com isso

Atitudes sustentáveis para preservar o meio ambiente

Algumas atitudes sustentáveis para preservar o meio ambiente são tão simples e fáceis de tomar, que deveriam fazer parte de nosso dia a dia naturalmente. Basta mudarmos os maus hábitos e organizarmos nossa vida para tomar iniciativas eficientes em prol da preservação de matas, florestas, rios, lagos, oceanos e da redução de nossas pegadas de carbono no planeta. Da mesma forma, devemos respeitar a fauna que constitui nossa biossistema e combater a caça e a pesca predatórias - outro crime insensato contra o meio em que habitamos.

Devemos entender e aceitar que somos uma cadeia dinâmica onde cada ser possui um papel importante para a manutenção e a continuidade da vida. Quando lançamos lixo nos rios, estamos causando um mal imensurável a nós mesmos, quando desmatamos florestas próximas às nascentes, colocamos em risco o mais precioso bem da humanidade - a água. Fazemos isso, por egoísmo, oportunismo, ganância - vivemos o momento, sem pensarmos nas sérias consequências que nossas atitudes impensadas podem nos causar.

Ao percebermos o mal que fizemos, muitas vezes, é tarde demais - pois os resultados são irreversíveis. Por isso, devemos agir o quanto antes para utilizarmos as maravilhas do planeta e o que criamos - de forma sustentável, racional e com respeito. Mas para minimizar os danos ao meio ambiente quais atitudes devemos tomar?

Separar o lixo de forma adequada, com organização

Todo lixo produzido por nós deve ser separado de forma adequada, que facilite sua destinação final na limpeza urbana. O ideal é separar o lixo orgânico dos resíduos sólidos para viabilizar a reciclagem dos materiais. Para isso, devemos providenciar um latão para cada tipo de material: orgânicos, papéis, plásticos, vidros e metais. Até nós mesmos podemos aproveitar os descartes! Copos de plástico podem virar uma bela luminária, latas de alumínio podem virar porta-lápis, garrafas-pet podem virar jardineiras e restos orgânicos (bagaços e cascas) podem servir de adubo para as plantas de casa.

Evitar o desperdício e o mau uso da água potável

O desperdício e o mau uso da água são atitudes imperdoáveis - em especial pela crise hídrica em que passamos. Independentemente desse aspecto, devemos usar a água somente para o que for necessário - sem desperdício e com racionalidade. Fazer isso é mais simples do que se imagina - basta mudar os maus hábitos e: fechar a torneira ao escovar os dentes e ao lavar louças, desligar o chuveiro enquanto estiver se ensaboando, lavar roupa na capacidade máxima da máquina, aproveitar a água da lavagem para lavar a calçada e limpar o banheiro, evitar o uso da mangueira (usar o balde). Torne suas atividades diárias uma forma sustentável de preservar a água potável e economize com isso!

Usar energia solar ou lâmpadas fluorescentes

Muitas pessoas pensam em utilizar energia renovável em seus lares - a energia solar é uma delas. Com um bom capital reservado, é possível investir nessa ideia - o retorno será surpreendente (economia certa). Por outro lado, se você não tem como implantar esse sistema em casa, passe a utilizar lâmpadas fluorescentes - elas duram 10 vezes mais e sua conta de luz terá uma redução bastante significativa. Na verdade, as lâmpadas incandescentes raramente são encontradas no mercado nos dias de hoje.

Combinar com conhecidos caronas solidárias

As caronas solidárias são muito importantes, principalmente nas grandes cidades - elas reduzem o fluxo do trânsito e diminuem a emissão de gases nocivos à atmosfera terrestre. Já no interior, as pessoas podem optar por meios de locomoção mais saudáveis, que não poluem o meio e economizam dinheiro - andar até o trabalho ou ir de bicicleta são excelentes opções. Em cidades maiores, o metrô também é uma ótima pedida. O meio ambiente agradece!

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Atitudes Sustentáveis.

Andréa Oliveira 15-06-2016 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.